Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

SOLUÇÃO

Dragagem evitou alagamentos em alguns pontos de Caçador

06/10/2014 às 17:24

Imprimir

O inestimento da Prefeitura de Caçador na dragagem dos rios que cortam o município trouxe seus primeiros resultados. Cerca de 800 metros do Rio Caçador já receberam a limpeza através da draga de sucção e recalque da empresa SubMar, contratada para o serviço. O local onde foi iniciado o projeto era ponto frequente e alagamentos, sendo a rua João Correa de Mello, ao lado da Pista Olímpica e as margens do rio. No entanto, esta realidade começa a mudar.

Após 196 milímetros de chuvas em cinco dias na semana que passou, o nível dos rios subiu 4 centímetros a mais do que nas chuvas do mês de junho deste ano em Caçador na mesma proporção de dias. Naquele mês, os moradores da mesma rua sofreram com a invasão das águas.

O diretor da Defesa Civil, Sérgio Eloy Bisotto, explica que o desassoreamento do Rio Caçador, com a retirada do mato que invadiu o leito do rio e também a retirada da lama acumulada no fundo, proporcionou mais vazão a água. Com isso os pontos de alagamentos foram eliminados. “Este era o pedido do prefeito, para que o trabalho não fosse feito as pressas, mas com tranquilidade e qualidade. Agora pudemos observar que os resultados começam a aparecer e os moradores ficam satisfeitos. Quanto mais a draga vai se deslocando, maior vai sendo a vazão em todo o trecho do rio, e isso terá reflexo posterior não somente nesta rua, mas em muitos pontos que eram alagados”, disse.

O prefeito Beto Comazzetto lembra que este é um trabalho inicial de dragagem e limpeza, mas que uma segunda etapa ainda irá envolver toda a retirada de pneus e entulhos pesados que estão no fundo do rio, a exemplo de troncos de árvores submersos. “A limpeza e retirada da lama já demonstrou que o trabalho foi bem sucedido. Depois outra máquina irá remover este material pesado e também cortar estas árvores que estão no fundo. Este projeto de trazer uma draga até Caçador não é um trabalho paliativo, é pensando no futuro, na eliminação dos alagamentos que tanto fazem famílias sofrerem. Por isso o trabalho é feito com calma, para que nenhum ponto fique sem cobertura e assim possamos dar nova vida aos rios Caçador e do Peixe”.

Dois moradores da rua João Correa de Mello se manifestaram sobre o assunto. “As coisas melhoraram. Há uns três anos a água do rio entrou na garagem da minha casa. Durante as chuvas da semana passada eu acordava de madrugada para ver se a água do rio estava saindo do leito, pois foi muita chuva. E mesmo assim felizmente nada aconteceu. Foi bem mais tranquilo”, disse Ivo do Paloski.

A moradora Janete Martins também elogiou o trabalho de dragagem e aproveitou para fazer uma denúncia. “Existem pessoas que ainda estão cortando galhos de árvores e jogando no rio. Dai não adianta todo este serviço se o próprio cidadão não colabora. Sobre a dragagem, vimos com estas chuvas que o rio nem saiu do leito e para nós isso é uma benção. Sem dúvida este trabalho ajudou todo mundo”.  

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR