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INTEGRAÇÃO

Alunos do Paulo Schieffler conhecem as funções do Poder Legislativo

23/09/2011 às 01:35

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As competências do Poder Legislativo ficaram em evidência na noite desta quarta-feira (21), durante encontro entre os alunos do Magistério da Escola Paulo Schieffler e os vereadores Sirley Ceccatto e Rubiano Schmitz. O encontro contou com a participação de mais de 100 estudantes e fez parte das atividades desenvolvidas pelo professor Gelson Carlos Lopes, titular da disciplina de Sociologia. Nesta quinta-feira, a noite, os estudantes retornam à Casa Legislativa para conhecer um pouco sobre a atuação dos Poderes Executivo e Legislativo.
A abertura contou com a apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes voltados a temas como liberdade, política, justiça, moralidade e cidadania. Os alunos foram às ruas buscar da população a opinião sobre estes temas.
Logo após a apresentação, o vereador Rubiano Schmitz instigou os estudantes a opinar sobre a política. Diante das diversas opiniões expressadas, Rubiano fez um breve relato da visão que se tem atualmente do político em nosso país, a diferença entre política e politicagem, as funções de um vereador e a responsabilidade coletiva na escolha dos seus representantes.
“A visão da maioria das pessoas ao serem questionadas sobre a atuação de um vereador ou de qualquer outro membro da classe política neste país é que a grande maioria não serve pra nada, no entanto, nem todos são iguais. Assim como temos bons e maus professores, médicos, alunos e tantos outros profissionais distribuídos nas mais diversas profissões, na política não é diferente, no entanto, vivemos em uma sociedade onde ela (política) é fundamental para se viver de forma organizada”, salientou o vereador.
Rubiano fez questão de enaltecer a responsabilidade da sociedade na escolha dos seus representantes. “O problema da política não é apenas os políticos, mas quem os escolhem. Temos a liberdade de escolher quem irá nos representar e cabe a cada eleitor valorizar o seu voto, votando em pessoas qualificadas para a respectiva função. Isso é fundamental para que possamos mudar a atual realidade sobre política”, afirmou.
O vereador, juntamente com a presidente Sirley Ceccatto, apresentou um breve resumo sobre a função do Legislativo nas três esferas, destacando principalmente o papel da Câmara Municipal, com assuntos pertinentes às sessões ordinárias, solenes, plenária extraordinária e as comunitárias, ao trabalho das comissões, o regimento interno da Câmara, a Legislação, Projetos de Lei e decretos legislativos, resoluções, proposições, indicações e requerimentos, além do procedimento legislativo ordinário, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei de Orçamento Anual.
A iniciativa de buscar este contato com os poderes foi enaltecida pela presidente Sirley Ceccatto. Segundo ela, esta interação é muito importante, principalmente por se tratarem de jovens que as lideranças do amanhã. “Está de parabéns o professor Gelson por se preocupar em apresentar o que é os três poderes a estes alunos. O encontro foi muito produtivo porque tivemos a oportunidade de passar a mais de 100 pessoas o dia-a-diada Casa Legislativa, esclarecer os seus direitos enquanto cidadãos junto a Casa Legislativa. Infelizmente, ao perguntar quantos conheciam o Poder legislativo, apenas 7 de uma centena disseram que já tiveram contato com a Câmara, por isso, na noite desta quinta-feira terei o prazer em apresentá-la”, afirmou.
Segundo o professor Gelson, a iniciativa visa aprimorar o conhecimento das habilidades cognitivas do educando, estimulando a mesmo a ter autonomia intelectual em um processo de reconstrução e reivindicação do conhecimento, conscientizando sobre política na nossa vida e na sua finalidade, tendo como ponto de partida os direitos e deveres de cada cidadão, trabalhando um período histórico desde 1924 até 1988, abordando a nossa constituição cidadã: a Constituição do Brasil, que foi fundada em 5 de outubro de 1988.
“Esta é uma atividade que está inserida na grade curricular, dentro da Sociologia Política, fundamental para aprimorar o conhecimento dos nossos alunos. A nossa filosofia de trabalho permite ao educando ir a campo antes de ter o conhecimento teórico, pois entende-se que este é um fator fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
O encontro contou ainda com a presença da assessora jurídica da Casa, Juliana Juliana Maciel Khol.

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