Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

MANIPULAÇÃO

UNIARP inicia atividades da Farmácia Escola

23/09/2011 às 18:52

Imprimir

farmacia escola (3) (Medium)A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) iniciou as atividades na Farmácia Escola de Manipulação com atendimento da população carente de Caçador, além de funcionários e alunos da instituição. Os medicamentos e cosméticos na Farmácia Escola possuem preços diferenciados para população comprovadamente carente e previamente cadastrada. Para o cadastro as pessoas devem se dirigir até a Farmácia Escola de segunda a sexta das 13h às 17 horas. A Farmácia Escola é resultado da parceria entre a UNIARP e o Sistema FIESC. A estrutura completa para manipulação de medicamentos foi doada pelo SESI.

De acordo com a professora Talize Foppa, coordenadora do curso de Farmácia da UNIARP, os alunos do curso são beneficiados agora com um local de estágios permanente. “Na Farmácia, os alunos estarão sempre monitorados por professores e os medicamentos só serão liberados para a população pelo técnico responsável e pelos professores”, esclarece.
A Farmácia Escola trabalha somente com medicamentos e cosméticos manipulados. Talize explica que os produtos são feitos a partir de receita médica com doses e quantidades adequadas para cada paciente. “Assim a população economiza, pois não precisa comprar a caixa fechada, evitando sobras. Também se evita a reutilização de comprimidos ou cápsulas, que sem acompanhamento de um profissional, resulta na chamada automedicação, o que é bastante comum”, explica a professora.
O reitor da UNIARP, prof. Dr. Adelcio Machado dos Santos parabenizou a professora Talize e equipe da Farmácia Escola pelo trabalho que vem sendo realizado. “Estamos beneficiando a comunidade de Caçador e região e ainda disponibilizando um importante local de aprendizado para nossos alunos. Sem dúvida, a UNIARP está no caminho certo”, declarou.
Saiba mais
Qualquer medicamento pode ser manipulado, desde que esteja quebrada a patente desta substância. Quando um medicamento está sendo criado e estudado ele passa por longos testes que podem levar anos de estudo. A empresa que banca estes testes, se for comprovada a eficácia da substância e este medicamento começar a ser comercializado, ganha a patente. Isso significa que por alguns anos somente ela pode vender esta substância. Após este período, outras indústrias podem começar a vender e o medicamento pode ser manipulado também. “Foi o que aconteceu com o Viagra, por exemplo, que era muito caro porque era somente uma empresa que o vendia. Agora que a patente foi quebrada ele está mais barato e pode inclusive ser manipulado”, esclarece Talize.
 

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

25/01/2012 - 08:03 | kelly Cristina dos santos silva

Bom dia gostaria muito de me informar a respeito desta area ,pois tenho um grande interesse de aprende e me desenvolver. atuar nesta area. Gostaria de saber onde posso me matricular...


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR