Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

SAÚDE

1º de Dezembro é o dia Mundial de luta contra a Aids

Unidades Básicas de Saúde Caçador já disponibilizam o teste rápido para gestantes e indivíduos que tiveram comportamento de risco como, ter praticado sexo de forma desprotegida ou compartilhado seringas ou outros objetos perfuro-cortante

01/12/2014 às 00:19

Imprimir

No dia 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) ou Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é uma doença sexualmente transmissível que atinge o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A transmissão dá-se através do contato com sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno e transfusão de sangue contaminado.

Depois da introdução da terapia antirretroviral, a Aids passou a ser considerada uma doença crônica, que se manejada e tratada de maneira adequada, diminui, consideravelmente, a probabilidade de adoecimento e morte das pessoas vivendo com HIV/Aids. Atualmente, os esforços para o controle da epidemia de HIV/Aids, no Brasil, estão concentrados no diagnóstico precoce da infecção e no tratamento das pessoas vivendo com HIV/Aids, bem como a implementação de intervenções de prevenção combinada. Desta forma, o Ministério da Saúde tem incentivado o diagnóstico precoce, através de exames que são oferecidos gratuitamente na rede pública de saúde.

As Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Caçador já disponibilizam o teste rápido para gestantes e indivíduos que tiveram algum comportamento de risco, como ter praticado sexo de forma desprotegida ou compartilhado seringas ou outros objetos perfuro-cortante. O teste rápido consegue informar o resultado em até 30 minutos. As pessoas que desejarem fazer o teste do HIV, podem também solicitar o teste rápido para detectar o vírus da Hepatite B e C, bem como o teste VDRL para identificar a bactéria que causa a sífilis.

O Programa DST/AIDS de Caçador, atualmente atende um total de 130 pessoas vivendo com HIV/AIDS, considerando que este serviço atende também pessoas que residem em municípios vizinhos. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosângela Cristina Malat, o município notificou um total de 130 casos da doença, sendo que 69 dos casos são pessoas do sexo feminino e 61 do sexo masculino. A doença atingiu 126 adultos e quatro crianças, e desse total, 43 pessoas faleceram tendo como causa básica a doença.

Salientou sobre a importância da realização de exames com regularidade. “O número de casos confirmados este ano é baixo se considerarmos o número de habitantes em nosso município. Este ano, foi notificado 11 novos casos da doença, isso indica que a demanda das pessoas que realizam o teste HIV é baixa”, ressaltando que a maioria delas não o faz com regularidade e sim quando aparecem os sintomas.

A maior parte dos pacientes atendidos pelo programa DST/Aids do município, é composta por pessoas heterossexuais em relacionamento estável. Entre os homossexuais, percebe-se um aumento significativo no número de novos casos nos últimos anos, o que pode estar relacionado ao fato de realizarem o teste HIV com maior frequência. Porém, entre as profissionais do sexo a contaminação pode ser considerada baixa, visto que as mesmas estão mais conscientes sobre o uso do preservativo.

Outro dado interessante é o número de óbitos por Aids nos últimos dois anos. Em 2013 foram registrados um total de 06 óbitos, sendo 04 mulheres (entre 19 e 57 anos) e 02 homens (na faixa etária dos 40 anos). Este ano, foram registrados 04 óbitos, sendo 03 homens e 01 mulher, todos na faixa etária dos 40 anos. A maioria dos óbitos ocorreu em decorrência da não adesão ao tratamento.

Tendo em vista o Dia Mundial de Luta contra a Aids, além da oferta do preservativo, as ações estarão focadas na ampliação da oferta ao diagnóstico precoce da infecção pelo HIV e também ao tratamento de todos os casos diagnosticados, para a redução da incidência da doença. As Unidades Básicas de Saúde do município estarão mobilizadas para intensificar as orientações de prevenção das DST/Aids e ofertar o teste rápido a todas as pessoas que desejarem fazer o teste HIV, com o objetivo de realizar o diagnóstico precoce.

Além da Secretaria Municipal de Saúde, são parceiros nesta Luta, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, UNIARP e Pastoral da Igreja Católica para que ações conjuntas possam permitir a redução de novas infecções pelo virus da Aids.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR