Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

POLÍTICAS PÚBLICAS

Educação reúne profissionais e apresenta Plano de Metas 2011/2014

Profissionais da Educação de Caçador conheceram o instrumento para avaliar e programar políticas públicas de melhoria: o Plano de Ações Articuladas (PAR)

27/09/2011 às 17:39

Imprimir

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, implantado pelo Decreto 6.094, foi tema abordado na manhã desta terça-feira (27), na Secretaria de Educação. O evento visou apresentar aos profissionais da Educação de Caçador o instrumento para avaliar e implementar políticas públicas de melhoria: o Plano de Ações Articuladas (PAR). Professores, diretores das escolas da rede municipal e estadual participaram da reunião.

De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Luciane Pereira, o Plano com vigência de 2011 a 2014, visa analisar a gestão educacional; formação dos professores e profissionais de serviço de apoio escolar; práticas pedagógicas; tal como a da infraestrutura física e os recursos pedagógicos da rede.

 “O Governo Federal hoje realiza diversas ações na infraestrutura e na área pedagógica, e toda e qualquer prática que fizermos nesse sentido, só terá respaldo do Governo se o PAR estiver devidamente implementado no Município”, diz Luciane.

A secretária de Educação ressalta que nesse cadastro serão inseridas informações relacionadas às prioridades de cada escola. A partir disso, as secretarias de Saúde e de Assistência Social - interligadas com a Educação - também poderão promover ações educacionais.

Luciane explica que para iniciar esses trabalhos será formada uma equipe para fazer o diagnóstico local. Dentre ela, representantes de APP´s, sindicatos, professores da rede estadual, Gerência de Educação, Educação Inclusive, Universidade, Conselho e outros.

“Queremos que toda a comunidade local se sinta ouvida nesse processo, porque afinal a educação é aquela que transforma e nada mais do que quem está envolvido nela querer ajudar a levantar as dificuldades para encontrar as soluções”, finaliza.

Diagnóstico define prioridades

Na ocasião, Edite Ventz apresentou o Plano de Ações Articuladas (PAR) - que determina que todos os municípios assumam o compromisso à melhoria da Educação. Também foi dada a posse ao comitê e à equipe local, tal como foi feito o repasse de informações relacionadas ao processo. O secretário adjunto de Educação, Nelson Molinsk, também participou da reunião.

VANTAGENS: “Com a elaboração do PAR a Secretaria de Educação só tem a ganhar, e consequentemente os alunos, porque através deste diagnóstico vamos buscar as melhorias junto ao Ministério da Educação”, fundamenta. Esta ferramenta também vai possibilitar a vinda de recursos à construção de creches, e obter a formação continuada dos professores. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR