Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

DENGUE

Vigilância Epidemiológica reforça combate ao Aedes Aegypti

Na última semana na cidade de Videira foram registrados em armadilhas dois focos do mosquito

22/02/2015 às 15:23

Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Caçador através da Vigilância Epidemiológica não encontrou até o momento em 2015 nenhum foco do mosquito Aedes Aegypti, mais conhecido como da dengue. No entanto, é necessário todos redobrarem os cuidados, pois na última semana na cidade de Videira foram registrados em armadilhas dois focos do mosquito.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosangela Malat, por enquanto a situação é de alerta, uma vez que os focos dos mosquitos foram encontrados em um dos bairros da cidade vizinha que é saída para a rodovia que liga a Caçador. “Como o tráfego de carros e caminhões é intenso de um município para o outro, o mosquito pode ser facilmente transportado por longas distâncias”, explica.

Para evitar possíveis focos do mosquito que transmite a dengue, as pessoas devem ficar atentas aos ambientes que possam atrair o mosquito, como caixas d´água, piscinas, vasos de flores, tonéis, pneus, lixo espalhado, vasilhas de animais, e outros pontos comuns nas residências. O inseto vive em média até 45 dias e desova de 300 a 600 larvas. A reprodução só acontece se o ovo entrar em contato com a água, no entanto, um único ovo pode ficar vivo por até um ano sem entrar em contato com a água.

Atualmente os agentes do município de Caçador realizam uma vez por semana o controle em 189 armadilhas instaladas em áreas comerciais e residenciais. Além disso, os profissionais a cada 15 ou 30 dias vistoriam outros 59 pontos estratégicos que são cemitérios, borracharias, ferros velhos e floriculturas. Desde que implantado o sistema em Caçador, apenas um foco de larvas do mosquito foi encontrado, sendo em 2014. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (49) 3563 0736. Empresas e escolas interessadas também podem programar palestras com os profissionais do Programa.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR