Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

TAQUARA VERDE

Centenas de pessoas participam de reunião da Regularização Fundiária

01/03/2015 às 17:16

Imprimir

A Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Poder Judiciário promoveu esta semana reunião sobre o Projeto Lar Legal, que realiza a regularização fundiária para os moradores do Distrito de Taquara Verde. Centenas de cidadãos da comunidade estiveram presentes no Centro Comunitário do Distrito para ouvir e tirar dúvidas na presença do prefeito Beto Comazzetto, da secretária de Assistência Social, Beatriz Ribeiro dos Santos e do juiz de direito da Comarca de Caçador, Dr. André Milani. Muitas famílias estão prestes a realizar o sonho de chamar de “sua” a propriedade onde por tantos anos viveram sem a escritura. Pelos registros, o distrito possui 59 anos de existência.

A noite envolveu moradores que já participam do projeto tendo seus terrenos já com a medição realizada para empresa TSC Topografia e aguardam os trâmites legais para a regularização de suas propriedades, lembrando sempre que devido ao projeto, não existem taxas a serem pagas pelas famílias tanto nas questões que envolvem a Prefeitura de Caçador como o Poder Judiciário. O único custo é a medição a ser paga para a empresa, que é particular, e com um valor consideravelmente pequeno e parcelado.

A secretária Beatriz declarou no encontro que as famílias ainda não cadastradas para a regularização fundiária podem fazê-lo através de equipe da Assistência Social que ficar na próxima segunda-feira de plantão na sede da Intendência do Distrito de Taquara Verde. São mais de 400 famílias que podem ser beneficiadas e o número de adesões ultrapassa 50% da comunidade. Ela também revela que a regularização fundiária além do Distrito de Taquara Verde irá envolver outros bairros de Caçador.

O juiz André Milani ressaltou que muitas famílias já se cadastraram mas que ao mesmo tempo muitas outras ainda não, e seu desejo é ver toda a comunidade da Taquara Verde realizando o sonho da conquista de suas escrituras. “Estamos aqui para explicar que este projeto veio para melhorar a vida das famílias, é gratuito e só traz benefícios para todos. Queremos que as pessoas possam chamar de “suas” as propriedades onde vivem. Não é um sonho, é uma realidade muita próxima para todos”.

O prefeito Beto Comazzetto declarou que tudo isso foi possível porque não foram feitas promessas eleitoreiras, mas sim um trabalho assistencial agregado ao Poder Judiciário e demais esferas estaduais parceiras desta ação. “Esta é a realização de uma vontade do povo, que há quase 60 anos espera por esta conquista e fizemos isso em dois anos, elevando a autoestima e um sentimento de cidadania para todos. A regularização fundiária dá ao morador o direito de poder ingressar em programas federais, como o Minha Casa Minha Vida, e também conseguir financiamentos de materiais para construção ou ampliação de residências e, vale lembrar que tanto a escritura pública quanto o registro de imóveis é totalmente gratuito para as famílias dentro do projeto Lar Legal. Agradeço a presença do juiz de Direito André Milani que está conosco sanando as dúvidas da população e pelo suporte dado em todo o andamento do projeto, assim como agradecer o empenho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, que visitou família por família e auxiliou a TSC Topografia nas medições e preparação das documentações cadastrais”.
Moradores satisfeitos com reunião e o projeto

A reunião teve a participação de moradores que já aderiram ao Projeto Lar Legal e também aqueles que foram para buscar mais informações. Todos gostaram as explicações apresentadas e que o projeto traz muitos benefícios.

“Nada igual como você morar no que é seu, já paguei uma parcela da medição feita pela empresa e tenho fé que vou conseguir pagar o restante”, Dino Moraes.

“Para nós é um momento muito importante, pois vamos ter o documento em mão e a casa é nossa. Vamos poder acessar programas e valorizar ainda mais Taquara Verde. Isso nós esperávamos que acontecesse, pois é a realização de um sonho”, Marisa Cavichioli.

“As nossas casas vão valer muito mais agora, vamos poder financiar melhorias. Essa medida vai ajudar bastante, é algo muito bom”, Valdonir Calderan. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR