Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

SAÚDE DA MULHER

Postos de saúde atendem até as 17 horas neste sábado

Intenção é proporcionar às mulheres uma possibilidade extra para cuidar da saúde no mês da mulher

05/03/2015 às 21:21

Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Caçador, por intermédio do Programa de Atenção Básica, prepara uma programação especial  para o próximo sábado (7), alusivo ao Dia Internacional da Mulher que é comemorado no domingo dia 8 de março. No sábado, todas as Unidades de Saúde do município, exceto a Unidade do Distrito de Taquara Verde, estarão atendendo em horário especial, começando às 8h e seguindo até as 17 horas, sem fechar ao meio dia.
De acordo com a diretora geral de Saúde, Luzia Michelina dos Santos, a intenção é proporcionar às mulheres uma possibilidade extra para cuidar da saúde. “Nós sabemos a dificuldade que elas encontram em procurar os postos para realizar os exames durante a semana, então dessa forma, podemos atender a essas mulheres em um horário diferenciado”, explica.
As equipes de saúde, além de realizar os exames preventivos, estarão orientando as mulheres sobre doenças como o câncer de mama e colo do útero. A enfermeira Marjuri Sgarbossa, destaca que o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres, por isso a importância de realizarem os exames. “O tratamento quando diagnosticada a doença é necessário, porém acreditamos na importância da conscientização e da prevenção antes de qualquer coisa”, esclarece.
Ao longo de todo o ano, as equipes de saúde da Secretaria procuram contatar as mulheres que não realizam o preventivo e incentivar a fazer. O exame é oferecido continuamente e é gratuito na Rede Municipal de Saúde. Segundo a enfermeira Graziela Gallina, o câncer de colo do útero é o segundo de maior incidência entre as mulheres. O diagnóstico da doença é feito por intermédio do exame conhecido como papanicolau. “O indicado é de que uma vez por ano a mulher faça o exame. Além disso, é importante utilizar preservativos e manter um estilo de vida saudável”, orienta a enfermeira. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR