Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

UNIARP

Caçador estuda viabilidade de implantação de Curso de Medicina

Nesta quarta-feira, 1º de abril, foram realizadas visitas na Universidade, Hospital Maicé, Unidade Sanitária e outros locais de atendimento público em saúde

01/04/2015 às 17:24

Imprimir

Caçador recebeu esta semana a visita do médico, professor universitário e pesquisador, Dr. José Lúcio Martins Machado. Ele veio para Caçador a convite do empresário Jovelci Gomes, conselheiro da UNIARP e presidente da comissão pró-curso de Medicina.

Na noite de terça-feira (31), Dr. José se reuniu com empresários e lideranças para apresentar a agenda de trabalho montada para estudar a viabilidade técnica do curso de Medicina em Caçador. Nesta quarta-feira (01), foram realizadas visitas na Universidade, Hospital Maicé, Unidade Sanitária e outros locais de atendimento público em saúde.

Dr. José Lúcio explica que seu objetivo principal nesta passagem por Caçador foi avaliar as condições locais para oferta do curso de medicina. Segundo ele o curso não pertence a uma instituição, mas a comunidade. “Não adianta só ter estrutura. Se depender disso, a UNIARP dá conta de ter o curso. Mas não depende só disso. O curso é da comunidade e boa parte da formação dos médicos se dá nos cenários de práticas, ou seja no mundo real da saúde. Para isso o município e região, precisam reunir condições de rede de saúde com ambulatórios, hospitais para atender a população e também para ser uma rede de formação”, salienta. “Viemos conhecer a estrutura da cidade e dar um parecer de viabilidade para a UNIARP se ela deve seguir na proposta ou não”, completa.

Na visita realizada na Universidade o médico e consultor se mostrou bastante impressionado. “A UNIARP é uma instituição de excelência, tem indicadores muito positivos, de formação, de qualidade. O Brasil tem instituições muito boas, boas, médias e ruins e aqui posso dizer que temos uma instituição entre boa e muito boa. Ainda tem muito o que fazer dentro da instituição no sentido de ampliar seus horizontes, mas daquilo que eu vi me impressionou muito positivamente”, comentou.

Prazo

Dr. José Lúcio informa que além das visitas in loco, reuniu vários documentos como o Plano Municipal de Saúde de Caçador, o Plano de Desenvolvimento da UNIARP, entre outros e ainda no mês de abril deve dar seu parecer. “Aqui a gente sabe que é a própria comunidade que está se organizando, com representações da comunidade e isso nos faz crer, nos permite pensar que aqui reúna condições de ter curso de medicina. Mas não posso afirmar isso agora”, declara.

Ganho social

O presidente da UNIARP, Sandoval Caramori faz questão de agradecer o empresário e conselheiro Jovelci Gomes que viabilizou a visita técnica do Dr. José Lúcio. Ainda reforçou a importância do curso para o desenvolvimento de Caçador e região. “Esta visita engrandece a todos e reafirma o compromisso da Universidade em crescer e promover o desenvolvimento da região. O curso de medicina, é um sonho, mas estamos dando os primeiros passos. Depois de conversar muito com o Dr. José, podemos ver a dimensão disso para nossa população. Podemos colaborar para melhorar a saúde”, salienta.

O reitor da UNIARP, Adelcio Machado dos Santos afirmou que o ato contribui muito para o fortalecimento da Universidade e da sua missão de desenvolvimento regional. “A saúde figura em destaque entre as demandas regionais. Assim, nossos cumprimentos ao Dr. José Lúcio e ao empresário Jovelci Gomes”. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR