Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

SESSÃO COMUNITÁRIA

Bairros priorizam melhorias de infraestrutura

Lideranças do Martello, Morada do Sol, Recanto Alvorada, Santa Teresinha e Ulisses Guimarães apresentaram reivindicações recebidas pela mesa diretora e encaminhados à Administração Municipal

01/04/2015 às 17:42

Imprimir

O centro comunitário do Martello sediou a segunda sessão itinerante da Câmara Municipal de Caçador, na noite dessa terça-feira (31). Realizada para aproximar ainda mais a comunidade dos seus representantes a reunião foi marcada pela participação popular, com mais de 100 presentes. Dentre as reivindicações as melhorias na área de infraestrutura e segurança foram destacadas.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Caçador, Flávio Henrique dos Santos, as sessões comunitárias têm o objetivo de colher subsídios e sugestões, visando melhorar a vida de todos os caçadorenses. “E além de definir as prioridades do bairro, o Poder Legislativo busca oferecer à comunidade, em parceria com as Secretarias Municipais, atividades de conscientização e serviços”, elucida.
Durante a tarde a Câmara Municipal promoveu a Feira Itinerante de Alimentos, através da Secretaria de Agricultura, onde diversos produtos orgânicos cultivados no assentamento do Município foram expostos e disponíveis para a venda. “Para facilitar a inserção no mercado de trabalho da população foi firmada parceria com a Associação Empresarial através do Núcleo de Recursos Humanos que realizaram o cadastro dos interessados para preenchimento de vagas”, detalha.
O prefeito de Caçador, Beto Comazzetto elogiou a iniciativa da Câmara Municipal de Caçador, através do presidente Flávio Henrique dos Santos. “Procuramos sempre trabalhar de uma forma bastante efetiva, e é muito importante comentar sobre os investimentos, inclusive aqui no Martello, mas tivemos que fazer algumas opções, porque Caçador cresceu muito e infelizmente o que encontramos em outros bairros não é diferente do que acontece aqui”, finaliza.
A Secretaria de Assistência Social fez a divulgação dos serviços prestados à população; e o tenente Rafael Tagliari, representante do coronel Miguel Chokailo Neto, comandante do 15º BPM no evento, abordou sobre as ações de segurança. As lideranças comunitárias representadas pelo presidente Albari Vargas Ramos, do Bairro Martello; professor Márcio Goes, representando a Escola Wanda Krieger Gomes; e Ivanir Pagotto, do Recanto Alvorada apresentaram as prioridades de suas comunidades.
Participaram também do evento os vereadores: Adilberto Santos de Oliveira, Alencar Mendes, Cleony Figur, Fernando Scolaro, Glaci Pereira, Jorge Savi, Moacir D´Agostini, Valmor de Paula e Wilson Binotto; e secretários municipais.
Ao final da sessão o presidente da Câmara Municipal, Flávio Henrique dos Santos presenteou os representantes dos bairros com uma réplica da sede do Poder Legislativo. “Agradecemos a presença dos senhores vereadores e principalmente da população; a nossa próxima reunião comunitária será realizada no dia 22 de abril, no centro comunitário de Taquara Verde”, conclui.

RECANTO DA ALVORADA: Problemas de esgoto a céu aberto e pavimentação

As prioridades elencadas pelos moradores do Recanto da Alvorada foram apresentadas pelo representante do bairro, Ivanir Pagotto. Conforme relatório as ruas que estão precárias, têm como maior problema o esgoto a céu aberto e falta de manutenção nas vias. “São inúmeras as prioridades para a nossa comunidade, principalmente em se tratando de infraestrutura, desde o mal cheiro, onde não há tubulação, e o risco de acidentes de trânsito em alguma delas”, exemplifica.
O problema de esgoto a céu aberto é comum nas ruas Dulcídio Alves Pacheco, no loteamento Justina ll, José Correia Gonçalves, no Justina l, Joaquim Bassaneli, Pedro Campanha e na Osni Teodoro da Cunha. “Na rua Cristóvão Colombo as tubulações não são adequadas, pois não suportam nos dias de chuva tanta água que desce desde o início da rua Florindo D´Agostini até a divisa da Rua Sílvio Gioppo”, aponta Ivanir Pagotto.
Conforme o representante do Recanto da Alvorada, as ruas Osni Antônio Romão, situada no loteamento Justina ll, a Rua Jorge Meireles, no Justina l, e a Rua Francisco Lopes de Souza, localizada a cima do Posto de Saúde CAIC, divisa com o loteamento Mirassol, estão abandonadas. Além do abandono das ruas Dinarte Rodrigues, no Justina ll e a Rua Vitoldo Gurski, no Justina l.
Também foram elencadas por Pagotto as ruas que precisam de pavimentação tal como a Pedro Campanha, no Justina l, a Florindo D´Agostini, no Recanto da Alvorada; e a Joaquim Raizel da Cruz, já pavimentada, que não recebe manutenção há 2 anos.

EDUCAÇÃO: Professor reivindica segurança às escolas

O professor Márcio Goes fez uso da palavra na sessão itinerante dessa terça-feira (31) e abordou sobre a segurança nas escolas; em especial a situação da Wanda Krieger Gomes, que aguarda processo licitatório para ser reformada. Ele informa que metade da escola não tem energia elétrica, obrigando o remanejo de professores e alunos para que se possa lecionar no noturno.
“Estou ciente de que nossa escola é responsabilidade do Estado, mas como está inserida nesta comunidade, penso que seja possível que os senhores vereadores também abracem esta causa, nos ajudando a cobrar do governo do estado as providências necessárias para que tenhamos, de fato uma boa qualidade de educação”, solicita Márcio Goes.
Conforme o professor, a Escola Professora Wanda Krieger Gomes não tem sinalização nos portões e é difícil manter a limpeza no educandário devido aos problemas já expostos que se agravam com o barro em dias de chuva e a poeira em dias de sol nas proximidades. Márcio Goes também comentou sobre as escolas municipais de Caçador. Dentre elas a urgência de trabalho na Escola Esperança, situada em frente de um ponto de ônibus aonde tráfego de pessoas é significativo e a sinalização é precária, tal como acontece com a Hilda Granemann de Souza, anexa ao CAIC.
“Sabemos da presença constante da DITESC para garantir o trânsito dos alunos na maioria das escolas de Caçador, gostaríamos de ter esse direito a um cuidado especial também em nosso bairro. Com certeza, melhoraria bastante e asseguraria o direito de ir e vir dos alunos, professores e cidadãos transeuntes”, finaliza Márcio Goes.

MARTELLO: Comunidade pede tubulação e casa mortuária

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Martello, Albari Ramos fez uso da tribuna para apresentar os principais anseios da comunidade. “As nossas reivindicações visam a melhoria nas tubulações das ruas, bastante precárias; e a instalação de uma casa mortuária devido ao tamanho do nosso bairro”, elenca, solicitando ainda mais maquinário para melhorar as ruas do bairro.
“Agradeço a presença de todos vocês por terem vindo aqui para conhecer um pouco do que fazemos em prol da comunidade, além de dizer que vou tentar retribuir o que vocês fizeram por mim”, finaliza o líder comunitário do Martello.

ITINERANTE: Famílias assentadas expõem produtos orgânicos em feira

O agricultor Claiton dos Santos, do Assentamento Hermínio Gonçalvez, teve a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos na Feira Itinerante do Alimento. A exposição realizada na tarde dessa terça-feira (31), no centro comunitário do Martello fez parte da ação organizada pela Câmara Municipal de Caçador para a reunião comunitária no bairro. Representante de uma das famílias assentadas ele comentou sobre as vantagens do produto oferecido.
“Cerca de 90% da nossa produção é orgânica e a nossa ideia em fazer essa feira é oferecer à população produtos de qualidade e com preço mais acessível, bem abaixo do mercado; justamente por sair da lavoura e ir direto ao consumidor garantindo a qualidade”, explica o produtor Claiton dos Santos. Ele informa ainda que o projeto é resultado da parceria com o INCRA que oferece aos assentados uma forma de ter mais rentabilidade e mais qualidade na produção.
A montagem da estrutura para a feira foi acompanhada pelos vereadores Glaci Pereira e Valmor de Paula e o presidente da Câmara Municipal, Flávio Henrique dos Santos. A feira itinerante deve continuar no bairro em local e horários a definir para oferecer um espaço às famílias, em formato de rodízio, participarem da mostra.

FEIRÃO DO EMPREGO: Cerca de 100 cadastros em 1 hora

Conforme Marieve Zandavalli, vice coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos da ACIC, aproximadamente 100 pessoas inscreveram-se às vagas oferecidas nessa terça-feira (31). O cadastro realizado pela equipe da Associação Empresarial, através do Feirão do Emprego foi feito das 16h às 17h, no centro comunitário do Martello.
“A expectativa foi superada, em apenas uma hora foram feitos os cadastros para preenchimento de cerca de 100 vagas, bem mais que na Festa do Município, aonde ficamos três dias e tivemos a procura de cerca de 100 pessoas”, compara a representante do Núcleo de RH da ACIC.
Após preenchimento cadastral os dados serão encaminhados às empresas conforme às vagas respectivamente que farão a seleção dos candidatos. A maioria das vagas disponíveis são as de auxiliar de produção, nas áreas do transporte, florestal, madeireira, entre outras.

CORREIO: Apresentada estrutura dos Correios

A estrutura dos Correios foi apresentada por Genésio da Silva, assessor de comunicação das agências dos Correios em Santa Catarina. Na oportunidade ele ressaltou questões relacionadas à largura das ruas, e a segurança para melhor execução do trabalho dos correios. “Não é uma vaidade e sim uma forma para assegurar a prestação do serviço”, elucida.
Diversas situações graves ocorridas em outros municípios envolvendo funcionários dos Correios e cães, durante a entrega das correspondências. “Aonde o cão está solto nós prendemos o carteiro, para salvar vidas. Essa é uma questão muito séria e precisamos da ajuda de vocês para resolver”, ressalta.
Também na oportunidade Genésio da Silva comentou detalhes relacionados à possível implantação de uma agência comunitária no bairro. “A vereadora Glaci Pereira está reivindicando a instalação de uma agência comunitária aqui no bairro,

SEGURANÇA: PM fala sobre a Polícia Comunitária

O bairro Martello já teve a atuação da Polícia Comunitária e comprometeu-se em verificar junto ao prefeito Beto Comazzetto sobre a necessidade de reativá-la. “Um bairro tão diferenciado deve ser assim tratado, inclusive pela população que tem; dessa forma vamos estudar a situação”, afirma o tenente da Polícia Militar, Rafael Tagliari. Ainda na ocasião ele apresentou um relatório de atividades desenvolvidas no bairro.
Conforme o tenente Tagliari, geralmente das 20h até a meia noite ocorrem a maioria dos crimes, em sua maioria de ameaça e lesão corporal. “Solicitamos que independente dos crimes, sejam registradas as ocorrências para que possam fazer parte das estatísticas e serem sanados”, orienta.

SAÚDE: Orientação para prevenir a Dengue

A epidemia da Dengue no estado catarinense, com 957 casos confirmados em Itajaí, motivou a participação da Secretaria de Saúde na sessão comunitária do Martello. Na oportunidade Rosangela Malat e Maria Helena, comentaram sobre a atuação da Vigilância Epidemiológica realizada nos bairros de Caçador.
“Toda a semana fazemos as visitas, apenas no Martelo temos 22 armadilhas, totalizando 150 quarteirões, mais de 500 residências, além de borracharias, empresas entre outras localizadas totalizando 4 mil imóveis no Martello”, detalha Rosangela Cristina Malat.
Afim de prevenir a população a secretaria de Vigilância organiza uma ação para orientar, já que não existe estrutura hospitalar no município em caso de epidemia. “A força tarefa será feita no dia 11 com os profissionais de saúde e pedimos a população que recebam bem essas pessoas que estarão entregando folder educativo para prevenir”, completa Maria Helena, da equipe da Vigilância Epidemiológica.
 

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

05/04/2015 - 15:15 | Vai nessa

Vai nessa Flavinho aprender com as lideranças de bairro, por que você só se elegerá novamente se for presidente de bairro.

02/04/2015 - 12:01 | Caçadorense

Não tem dinheiro pra gastar com estas coisas, afinal,a camara de vereadores está sendo reformada!!!


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR