Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

2015

Prorrogado prazo de coleta de dados para o Censo Escolar

As dificuldades na coleta se deve ao novo sistema do Educacenso que foi totalmente reformulado

13/08/2015 às 11:52

Imprimir

A Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nota nesta quarta-feira, 12, sobre a ampliação do período de coleta do Censo Escolar da Educação Básica para 28 de agosto de 2015. A Portaria Inep 355, que trata do adiamento, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, dia 12.

As dificuldades na coleta se deve ao novo sistema do Educacenso que foi totalmente reformulado. A atual plataforma foi construída com o objetivo de absorver a quantidade de dados, bem como sua complexidade, que o modelo anterior não comportava. Como é comum em plataformas em atividade pela primeira vez, houve problemas, como instabilidade e dificuldade de acesso.

De acordo com a coordenadora de Avaliação da Educação Básica e Estatística Educacional da SED, Sandra Mara Cardoso, a demanda foi necessária devido a precariedade de funcionamento do sistema. “Muitas escolas estão com dificuldade de acesso, e algumas não conseguiram fazer nenhum registro ainda. O prazo terminava hoje, 12. Foi ótimo terem adiado”, explica.

O sistema Educacenso foi adotado em 2007, e os dados coletados norteiam políticas públicas e a distribuição de recursos nas três esferas de governo. Subsidiam, ainda, pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento. A nota encaminhada pelo INEP destaca a importância do Educacenso. “Não se pode pensar em educação de qualidade para todos sem um olhar para os resultados do Censo Escolar, que, em articulação com as avaliações, são instrumentos valiosos para garantia do direito fundamental à educação. Apesar de jovem, o Educacenso está, sem dúvida, dentre os sistemas de coleta de informações censitárias online de maior credibilidade no País”. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR