Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Atividades acontecem entre 22 e 27 desse mês, em uma iniciativa da Prefeitura e Câmara Municipal e diversas instituições locais
A Semana do Contestado em Caçador, inicia sua programação nessa terça-feira (22), às 19h com abertura da mostra Contestado em Cores, de Márcia Schüler, no Espaço Cultural Almir João Binotto, da Câmara Municipal. A mostra retrata um pouco da história do terceiro maior combate armado envolvendo populares no mundo. Interessados podem visitar a exposição das 13h às 19h até o final desse mês.
O filme Terra Cabocla, também será lançado às 19h30, e exibido no Plenário Osvaldo José Gomez com a presença dos diretores Márcia Paraíso e Ralf Tambek. O evento também faz parte das atividades organizadas pela Prefeitura e Poder Legislativo, junto as instituições locais, visando resgatar a cultura e melhorar a autoestima do povo contestado, estimulando o orgulho caboclo.
Conforme a diretora Márcia Paraíso, o documentário de 82 minutos apresenta a Guerra do Contestado dando visibilidade à população cabocla. “A voz, os costumes, a cultura, a religiosidade dos caboclos – e, especialmente, das mulheres caboclas – montadas paralelamente com depoimentos de pesquisadores que têm se dedicado à temática do Contestado, revelam o quanto o tema é pouco compreendido e discutido”, destaca.
“Além da exibição do filme na Casa Legislativa, será distribuído um DVD do documentário às escolas da rede pública e particular de Caçador para a realização de sessões de cinema em cada unidade, com data a ser agendada pela instituição de ensino”, anuncia o presidente da Câmara, Ricardo Pelegrinello.
Vacamarela de Caçador concorre ao Prêmio Hambúrguer Perfeito 2026
19/08/2026 - 12:03Homem de Palmas, suspeito de feminicídio é preso em Caçador
18/08/2026 - 16:07Devoluções da Câmara ao Executivo já somam R$ 2,1 milhões em 2026
17/08/2026 - 15:19Napoli vence Mampi e segue firme no Estadual de Vôlei
17/08/2026 - 15:08