Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br
Atividades promovidas pela Câmara e Prefeitura Municipal com apoio de várias entidades locais foram iniciadas na terça-feira (22)
A comunidade caçadorense vivenciou a História do Contestado com mais intensidade durante a Semana do Contestado. As atividades encerraram na tarde desse sábado (21) e domingo (22), na Câmara Municipal durante a missa cabocla. A cerimônia foi conduzida pelos padres João Casara, Ederson Iarochevski, Márcio Martins Rosa e Rubem Dávila - Xirú, no Plenário Osvaldo José Gomez. A abertura das atividades foi feita pelo presidente da Casa Legislativa, Ricardo Pelegrinello, promotora do evento com a Prefeitura de Caçador e entidades diversas.
“Agradecemos a todos vocês que participaram das nossas atividades da Semana do Contestado, e os nossos colaboradores para a organização desse evento que teve o objetivo de promover uma reflexão sobre a Guerra do Contestado, e de resgatar o orgulho de seus descendentes, os caboclos que mesmo não nascendo nessa terra, aqui vivem e vivenciam o Contestado”, agradece o presidente da Câmara de Caçador, Ricardo Pelegrinello.
A homilia foi coordenada pela Fundação de Cultura junto a Diocese de Caçador, com apresentações artísticas relacionadas ao Contestado. O monge foi retratado e fez suas profecias, levando o povo à reflexão e distribuindo bênçãos, inclusive com a água do poço do São João Maria. Ao final foram distribuídos mandamentos da natureza do monge João Maria. O grupo São João Maria e Ivan Candiago dos Santos, interpretaram várias músicas autorais nativistas; Hélio Pires, apresentou a peça ‘O Último Reduto’; e o padre Ederson Iarochevski faz um show musical.
Vacamarela de Caçador concorre ao Prêmio Hambúrguer Perfeito 2026
19/08/2026 - 12:03Homem de Palmas, suspeito de feminicídio é preso em Caçador
18/08/2026 - 16:07Devoluções da Câmara ao Executivo já somam R$ 2,1 milhões em 2026
17/08/2026 - 15:19Napoli vence Mampi e segue firme no Estadual de Vôlei
17/08/2026 - 15:08