Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

AGRICULTURA

Plano Diretor traça perfil de produtor rural no município de Caçador

Tipo de cultura, população no interior do Município entre outras questões são avaliadas; pesquisa destaca milho como carro-chefe da produção local

13/10/2011 às 01:25

Imprimir

Em breve a Secretaria de Agricultura terá um termômetro confiável para medir a satisfação e sanar os problemas do produtor rural do Município. Este instrumento – Plano Diretor – vai traçar o perfil do agricultor após coleta de dados, in loco, realizada de forma mais intensa nos últimos dias. A expectativa para concluir o processo realizado em todas as comunidades do interior é para o final do ano.

A engenheira agrônoma, Michele Baseggio, explica que a ação trata-se do acompanhamento da cultura local com intuito de efetuar melhorias nas propriedades locais. “Vamos saber o que está sendo produzido e o que está acontecendo em cada localidade do Município”, descreve, comentando que a pesquisa é realizada diariamente através de entrevistas.
META: “Esperamos finalizar todos os cadastros até o final do ano, para isso ainda temos que buscar aqueles que não foram encontrados, tal como os agricultores da Comunidade Tamanduá”, relata. Ela informa que até o momento foram visitadas e elencadas as características de mais de mil propriedades, faltando ainda fazer a pesquisa em cerca de 250.
A engenheira responsável pelo Plano Diretor destaca a importância desse material que servirá como base para definir a realidade de cada propriedade rural de Caçador. “Não vamos depender de dados de terceiros que a secretaria deveria ter”, frisa. Todos os dados serão encaminhados ao IBGE.

Milho é nova base agrícola

Durante muitos anos Caçador destacava-se pela produção de tomate, no entanto hoje, a base agrícola do Município mudou. Conforme pesquisa realizada – em conclusão – pela secretaria de Agricultura, o milho é a cultura mais produzida. O tomate ocupa o segundo lugar no ranking, seguido do feijão, uva, entre outras.
De acordo com a engenheira agrônoma, Michele Baseggio, outro dado obtido através do Plano Diretor é a quantidade populacional do interior. “Atualmente as comunidades mais populosas são na Linha Rio Bugre e Cará, com maior número de propriedades também”, observa.

Cadastro aplicado in loco

Dentre as questões indagadas ao produtor rural, consta o tamanho da área da propriedade, o que planta e quanto planta, relatório da safra 2009/2010, entre outras, tal como a avaliação da produção da entre safra. Michele explica as informações serão compiladas para retratar a realidade do Município.
 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR