Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

HISTÓRIA

Escola Dom Orlando Dotti comemora 45 anos

Evento neste sábado, 12, será marcado pelo lançamento do livro que conta a história da instituição

08/12/2015 às 18:19

Imprimir

A história da escola estadual Dom Orlando Dotti, fundada em 31 de março de 1970 em Caçador, será eternizada em livro. O lançamento da obra acontece neste sábado, dia 12, às 19h na Câmara Municipal. A solenidade é comemorativa aos 45 anos da instituição e contará com a presença do fundador, o bispo Dom Orlando Dotti, que hoje mora em Vacaria (RS).

Com 240 páginas, a obra é intitulada “Um Pacto com a Educação Humanizada” e conta a história dos educandários Salgado Filho e Dotti, que por muitos anos funcionaram separadas e depois se uniram para formar a atual escola. O texto é baseado em documentos e fotos, mas traz principalmente relatos de diretores, professores, alunos, funcionários e pessoas da comunidade que acompanharam desde o início dos trabalhos da escola até os dias de hoje.
“A história do Salgado Filho e Dotti, que se uniram para formar uma única escola, é muito rica e faz parte da história de Caçador. O objetivo do livro é fazer o resgate desse trabalho, contando como foi no início e também a realidade de hoje”, conta a diretora Irene Maria De Bortolo, que encabeçou a comissão organizadora junto com a professora Michiko Okuyama.
De acordo com Irene, além de deixar um registro oficial da escola Dom Orlando Dotti, o livro é uma obra a ser compartilhada com a comunidade. “Como o próprio título já diz, estamos voltados a fazer um trabalho de resgate dos valores humanos e a história da escola nos ensina muito sobre isso. Queremos deixar as marcas da intencionalidade do fundador que tinha objetivo de uma escola simples e de qualidade, onde o aluno estabelecesse a relação com as pessoas e os conteúdos. É essa a mensagem que queremos passar”, acrescenta a diretora.
Para a confecção do livro, a escola Dom Orlando Dotti contou com apoio de empresas e pessoas da comunidade caçadorense. A solenidade de lançamento da obra é aberta ao público e terá venda de 800 exemplares ao valor de R$ 30.
Nova escola
Nos últimos anos, através de investimento de mais de R$ 6 milhões do Governo de Santa Catarina, a escola Dom Orlando Dotti foi reconstruída. A obra ocorreu em duas etapas, o que permitiu que os alunos continuassem estudando no local.
Com dois blocos, a escola conta com 23 salas de aula, salas administrativas, laboratórios de informática e biologia, auditório, ginásio de esportes coberto e uma ampla área para convívio social.
Prêmio Gestão Escolar
Além de uma estrutura nova, a escola Dom Orlando Dotti se destaca com bom desempenho em recentes indicadores de qualidade de ensino. Em 2015, a instituição venceu a etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar.
A diretora Irene Maria De Bortolo recebeu o prêmio no último dia 3 em Brasília, onde a escola concorreu na etapa Sul Brasileira, mas não avançou. Mesmo assim a conquista foi motivo de orgulho para funcionários, professores, alunos e toda comunidade escolar.
“Fizemos a inscrição a título de experiência e foi uma grata surpresa. Contamos como é a nossa escola e a forma que nós trabalhamos, ouvindo as ideias de todos os segmentos e transformando em ações conforme a possibilidade da escola, com objetividade e metas. Acredito que conseguimos esse reconhecimento pela dedicação da equipe e dos alunos, pela participação dos pais e pelo envolvimento da comunidade”, conclui. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR