Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

MODELO

Programa antitabagismo de Caçador é exemplo na região

80% das pessoas que participam dos grupos deixam o cigarro

26/10/2011 às 17:14

Imprimir

Implantado em 2001 no município de Caçador, o programa Antitabagismo tem servido de modelo para outras cidades, além de receber um prêmio em Florianópolis em 2002. Desta vez, técnicos da saúde de Macieira estiveram conhecendo o funcionamento, para que seja instalado também naquela cidade. Segundo a enfermeira Liliane Cordeiro, um levantamento preliminar foi realizado e cerca de 50 pessoas manifestaram interesse em montar um grupo.

Conforme a coordenadora Erci Bohrer, existem vários grupos em funcionamento na cidade, sendo que a Lei municipal que proíbe o uso do cigarro em ambientes fechados, aprovada em 2001 auxilia na realização do projeto. “Existe a legislação federal e a estadual neste sentido, mas cada cidade precisa regulamentar isso também e aqui nós fomos uma das primeiras cidades do Estado”, afirma ela. Cada grupo realiza cinco grupos e depois os participantes podem integrar o Tabaco Zero, que é permanente para ex-fumantes.
Para a psicóloga Valdicléia Ferreira, a equipe faz seu trabalho de orientação e alerta para os malefícios do cigarro, mas que a decisão de parar com o vicio deve ser tomada por cada pessoa. “Ela deve ver isso como um benefício para si mesma, que irá refletir na sua aparência e saúde, evitando problemas futuros como doenças pulmonares e cancerígenas”, explica. Segundo ela, depois de finalizado o trabalho, as pessoas continuam mantendo contato e nascem grandes amizades através dos grupos.
Na última semana terminou mais um grupo e a média de pessoas que deixa de fumar é bastante expressiva, chegando aos 80%, conforme Valdicléia. As inscrições estão abertas para o próximo grupo, que deve ter início no dia 03 de novembro. “Hoje eu encontro pessoas que participaram do programa e estão vivendo de forma muito diferente, pois muitas vezes o cigarro serve como uma bengala, para suprir algumas carências que a pessoa possui”, conclui Erci.
 

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

15/10/2012 - 13:04 | cledivaldo dantas de morais

pretendo ampliar meu círculo de amizade e vontade de servir compartilhando com meus novos amigos(as)tirando pessoas do vício de fumar,eu fumei trinta e cinco anos,sendo os dois ultimos fumando 80 ciga


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR