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FELIPE FRIZON

Aluno do Dom Orlando Dotti vence concurso estadual de redação

Concurso promovido pelo Tribunal de Contas abordou o tema “Transparência e Cidadania”

16/11/2017 às 15:05

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“Cidadania, o antídoto para a corrupção”. Este é o título da crônica do estudante Felipe Frizon, 17 anos, da escola estadual Dom Orlando Dotti, de Caçador, classificada em primeiro lugar no IV Concurso Estadual de Redação, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, com apoio da Secretaria de Estado da Educação.
De acordo com o estudante caçadorense, ele já esperava ficar entre os finalistas pela dedicação para elaborar a redação. Mas a conquista do primeiro lugar foi uma surpresa. “Estou muito feliz por ganhar o concurso, com apoio do professor e da escola, e por escrever sobre um tema tão atual e importante. Espero que minhas palavras ajudem os demais a refletir sobre o mundo que queremos para viver”, disse Felipe, que foi orientado nesse trabalho pelo professor Cassiano Rocha De Lara Picolotto.

Além de Felipe Frizon, foram classificados, do segundo ao quinto lugar, respectivamente, os alunos Andrei Albani, 16 anos (Bom Jesus do Oeste), Alana Bruna Fernandes Cecatto, 15 (Coronel Martins), Amábile Paes Inácio, 16 (Joinville) e Hellen Cristina Bison, 16 (Caibi).
Todos eles, acompanhados por um de seus pais, pelos professores orientadores e pelos diretores das respectivas escolas, serão contemplados com uma viagem a Florianópolis. Na Capital, participarão de atividades culturais e recreativas e também da solenidade de entrega de prêmios no dia 29 de novembro (quarta-feira), às 16 horas, no TCE/SC.
Os alunos vencedores serão premiados com um notebook e um troféu; seus professores orientadores com um notebook; e as escolas receberão kits de livros de literatura, um projetor multimídia e um notebook. Por ter classificado em primeiro lugar, Felipe irá a Florianópolis acompanhado, também, dos colegas de classe. “Será nossa viagem de formatura”, comemora.
O Concurso
Aberto a estudantes do ensino médio da rede pública estadual, o concurso teve um público potencial de aproximadamente 228 mil alunos de 1.106 escolas. Tendo por tema “Transparência e Cidadania”, o certame, que faz parte do projeto “TCE na Escola”, objetivou promover o debate sobre a transparência como importante instrumento para que o cidadão possa exercer o controle da gestão pública. Visou também uma reflexão sobre a qualidade dos gastos dos governos e dos mecanismos de combate ao desperdício do dinheiro público, contribuindo para a consolidação de uma cultura de responsabilidade cidadã. 

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