Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

MPF

Caçador cai consideravelmente no ranking da transparência

Dados do Ministério Público Federal apresentados pelo Presidente da Câmara, Rubiano Schmitz, apontam que entre 2015 e 2016 o Município passou da 32ª posição no ranking nacional para a 746ª, e da 11ª para a 156ª no cenário estadual

06/12/2017 às 18:35

Imprimir

Dados do Ministério Público Federal (MPF) apontam que o Município de Caçador caiu significativamente no ranking da transparência a nível federal e estadual. Os números foram apresentados nesta terça-feira (5), na Câmara de Vereadores, pelo Presidente do Legislativo, Rubiano Schmitz.
Segundo o estudo do MPF, em 2015 o Município ocupava a 32ª colocação no ranking nacional e a 11ª no estadual. Em 2016, caiu para a posição 746 no cenário nacional e para a 156ª no estadual, diminuindo consideravelmente a transparência no que se refere a administração e gestão dos recursos públicos.
Rubiano aponta como possível causa para estes números negativos a mudança de empresa que gerencia o sistema de dados da Prefeitura. Ele lembra que até o ano de 2015 os serviços eram prestados pela empresa Bheta Sistemas, de Criciúma, responsável até então por todas as informações, inclusive o transparência. No ano de 2016, a empresa Pública Informática, de Blumenau, venceu a licitação e passou a operar no Município.
Com a mudança todo o banco de dados anterior a 2016 acabou sendo tirado do ar. A empresa Pública, segundo Rubiano, alega que sua antecessora não teria repassado as informações.
“A situação é grave e quem perde é o próprio cidadão que não consegue acompanhar a execução dos serviços e a gestão do dinheiro público. Num momento em que se fala tanto em transparência e da importância de se demonstrar o que acontece na administração pública nos deparamos com uma situação dessa. É lamentável”, disse o Presidente.
Ele ainda sugeriu que a Administração Municipal faça averiguações do motivo desta queda e, caso envolva a empresa que presta os serviços relacionado à transparência, que sejam tomadas as providências cabíveis.
Contribuindo para o assunto, a Vereadora Cleony Figur lembrou que na Legislatura passada foi possível apontar inúmeras irregularidades através do Portal da Transparência, enaltecendo a importância dessas informações estarem acessíveis à população.
Vale ressaltar ainda que os dados de 2017 não foram divulgados e as informações podem ser confirmadas através do site do MPF. 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR