Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

ATENDIMENTO

UPA deve ser procurada apenas em casos de urgência

23/07/2018 às 17:05

Imprimir

A Unidade de Pronto Atendimento de Caçador (UPA) deve ser utilizada apenas em casos de urgência. Para outros casos, menos graves, como dores de cabeça ou gripe, por exemplo, os cidadãos devem se dirigir até o posto de Saúde do seu bairro. 

Mesmo com a saída de férias de 4 médicos cubanos, seguindo orientação nacional, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu realocar mais 4 profissionais para que nenhuma unidade fique sem atendimento. 

Por isso, a partir desta segunda-feira, 23, todos os postos terão médicos atendendo normalmente. “Quando as férias dos médicos cubanos acabarem e eles voltarem, vamos manter estes 4 novos médicos atuando nos postos de Saúde. Será um incremento no atendimento”, destacou Larissa Strapasson, da Secretaria de Saúde. 

Além dos postos atendendo das 8h às 12 e das 13h às 17h, existe ainda a unidade do bairro Martello, que abre também à noite, das 18h às 22h. 

O pedido para que a comunidade vá aos postos de Saúde visa desafogar a UPA, já que mais de 50% dos atendimentos está sendo de fichas azuis e verdes, ou seja, não são casos de urgência. “Estes casos acabam demorando para serem atendidos, porque as prioridades, que são as fichas amarelas e vermelhas, sempre terão atenção especial e passam na frente. Seguimos a determinação do Ministério da Saúde, que estabelece a ordem de atendimento e o tempo de espera de acordo com a gravidade da situação”, completou Larissa. 

Para se ter uma ideia, no mês de junho, foram atendidos, em média, 6 mil casos cadastrados com fichas verdes ou azuis, de menor gravidade. Para se ter uma ideia, foram atendidas, em média, 6800 pessoas nestes meses. “Muitas vezes, as pessoas vão até a UPA e têm que aguardar por muito tempo e isso gera desconforto e reclamações. Nos postos de saúde, o atendimento é mais rápido e pode ser agendado. A renovação de receitas também deve ser feita nos postos de Saúde”, acrescentou Larissa. 

Nesta semana, durante a segunda-feira, 16, foram atendidos 328 pacientes na UPA, quase o dobro de outros dias, o que gerou grandes filas e demora no atendimento. Igualmente, a maior parte era de fichas verdes e azuis. 

A Prefeitura mantém três médicos atendendo diariamente na UPA. Este número, inclusive, é o máximo que a estrutura construída suporta. O modelo seguiu as regras do Governo Federal e não pode ser alterado.  

Outra situação é a dificuldade que a Prefeitura tem de contratar médicos, principalmente porque a maior parte prefere grandes centros e não cidades do interior. “Mesmo assim, estamos trabalhando para trazer mais profissionais para Caçador”, finalizou Cristiane Santi, da Secretaria de Saúde. 

O que são urgências e emergências

A emergência é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato, por isso, em ambulâncias está geralmente escrito emergência e não urgência. Ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, possuindo o caráter imediatista e emergencial, pois pode haver risco de morte. 

Por exemplo hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergências. Por outro lado, luxações, torções, fraturas graves, e dengue, por exemplo, são consideradas como situações de urgência.

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR