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Adelcio Machado dos Santos

Sistemas de informação – Princípios aplicáveis em uma escola – III

18/04/2012

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Uma segunda definição de sistema de informação, parte do fato de que ele consiste em um grupo de telas e relatórios, comumente gerados na Unidade de Tecnologia da Informação que possui a maior parte dos recursos de processamento de dados e gestiona a tecnologia da informação da empresa e seus recursos, gerando informações profícuas e oportunas aos usuários. Sob esta perspectiva, o SI é um conjunto de software, hardware, recursos humanos e respectivos procedimentos que antecedem e sucedem o software, envolvendo a entrada, o processamento, a saída e a realimentação de informações.

Conforme Rezende e Abreu (2003), um sistema eficaz pode ter um grande impacto na estratégia corporativa e no sucesso da empresa. Esse impacto pode beneficiar a organização, os clientes e/ou usuários e qualquer indivíduo ou grupo que interagir com os sistemas de informaçãp.

Entre os benefícios que as organizações procuram obter por intermédio dos SI estão: suporte á tomada de decisão profícua; valor agregado ao produto (bens e serviços); melhor serviço e vantagens competitivas; produtos de melhor qualidade; oportunidade de negócios e aumento de rentabilidade; mais segurança nas informações; aperfeiçoamento de sistemas, eficiência, eficácia, efetividade, produtividade; carga de trabalho reduzida; redução de custos e desperdícios; controle das operações, entre outros (REZENDE E ABREU, 2003).

No entendimento de Graeml (2003) podem ser apontados dez processos intermediários de negócios nos quais incidem a maior parte dos impactos proporcionados pela TI, como meios para atingir os objetivos organizacionais, quais sejam: eficiência organizacional, eficácia organizacional, coordenação entre empresas, relacionamento com o fornecedores, relacionamento com os clientes, dinâmica competitiva, apoio de marketing, melhoria dos produtos e serviços, economias de produção e inovações de negócios.

A instalação de um sistema de informação, para Rowley (2000), apresenta basicamente quatro objetivos: 1) possibilitar o controle de um maior volume de trabalho, em decorrência de um aumento global da quantidade de documentos ou dimensões da organização; 2) conseguir maior eficiência, visto que os registros armazenados em computador podem ser mais exatos e acessíveis, uma vez que o fluxo do trabalho é mais sistemático; 3) oferecer novos serviços ou produtos adicionais, facilitando a reorganização e seleção de registros para a produção de diferentes saídas; 4) permitir o compartilhamento de registros com outras organizações ou filiais, favorecendo o processo de cooperação e descentralização.


Rezende (2002) observa que o planejamento de sistema de informação consiste em o processo de identificação das aplicações baseadas em computadores para apoiar a organização na execução de seu plano de negócios e na realização de seus objetivos organizacionais. O planejamento em SI é compreende o recurso utilizado para auxiliar o planejamento estratégico empresarial, na identificação de oportunidades de SI para apoiar os negócios empresariais, no desenvolvimento de arquiteturas de informação baseadas nas necessidades dos usuários e no desenvolvimento de planos de ação do sistema a longo termo.

 

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