Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Márcio Cordeiro

Coerência de uns, instabilidade de outros

19/06/2012

Imprimir

A Câmara Municipal mais uma vez provou ser um poder democrático e coerente. Dois projetos extremamente polêmicos foram à votação na sessão desta segunda-feira. Mesmo com a diversidade de opiniões, ambos os projetos foram discutidos com clareza e votados com consciência pelos vereadores.


O aumento de vereadores


O vereador Rubiano Schmitz mais uma vez demonstrou toda sua inteligência e preparo para o cargo que exerce. Quando se manifestou sobre o Projeto de Emenda a Lei Orgânica encaminhado pelo prefeito Imar Rocha, diminuindo de 13 para 10 o número de vereadores, o parlamentar foi categórico ao afirmar que se o prefeito estava preocupado em fazer economia de dinheiro público, deveria começar revendo o número de cargos comissionados e de funções gratificadas dentro da prefeitura.


O aumento de vereadores I


Só pra esclarecer, mesmo com esta declaração Rubiano manteve o voto pela manutenção dos 10 vereadores, justificando que assumiu o compromisso de assim votar. Ele acrescentou dizendo que se a justificativa do prefeito de diminuir o número de vereadores seria para economizar dinheiro, a emenda não merecia prosperar e disse ainda que o prefeito deveria tomar decisões no poder executivo, sobre o qual ele tem responsável e não querer opinar em um poder independente como a Câmara Municipal.


Lilo mudou de opinião


Vereador Alcedir ‘Lilo’ Ferlin que antes havia votado pelos 13, desta vez votou pelos 10. Ele disse que como líder do prefeito tinha a obrigação de votar a favor da emenda. Carlão que outrora também havia votado pelos 13, fez a mesma coisa, votou agora pelos 10.


Adilsão surpreendeu


Quem não arredou o pé de sua decisão foi o Vereador Adilson ‘Adilsão’ Estanislowski. Mesmo sendo da base do prefeito, ele manteve seu posicionamento e novamente votou pelos 13. Sirley Ceccatto que outrora já havia manifestado seu voto na permanência dos 13, também manteve a palavra. Os outros votos foram de Marcos Creminácio, Darci Ribeiro, Wilson Binotto e Jorge Savi.


Ainda sobre Adilsão


Penso que Adilsão fez a coisa certa, tendo em vista que para muitos, tudo o que acontece de errado na Câmara, o culpado é sempre o Adilsão. As pessoas se acostumaram a atribuir a ele as derrotas que o PMDB ou a ala que ele pertence passaram a ter. Um exemplo claro foi no mês passado quando Imar Rocha perdeu as prévias para Beto Comazzetto. A diferença foi de 5 votos, mas apenas o voto de Adilsão foi contestado.


Reajuste de salários


Outro projeto polêmico que tramitou na sessão desta segunda-feira, foi o do reajuste dos subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores. O projeto apresentado primeiramente reajustava todos os salários de acordo com a Legislação, mas duas emendas foram propostas.

Na primeira proposta patrocinada por Creminácio, Sirley e Savi, todos os salários permaneceriam os mesmos, já na segunda apresentada pelos vereadores do PMDB, apenas os salários dos secretários, prefeito e vice seriam aumentados, os dos vereadores sofreriam uma diminuição de 50%.


A emenda da oposição, foi rejeitada, ao passo que a da situação foi aceita, mas o projeto já com a emenda acabou sendo derrubado e depois de tanta confusão ninguem deve ganhar aumento. O quadro ainda pode mudar na sessão desta terça-feira quando o projeto vai a plenário para segunda votação.


500 mil acessos


Quero hoje aproveitar para agradecer os mais de 67 mil leitores que já acessaram o PortalCDR. Juntas em menos de um ano, todas estas pessoas já deram mais de 500 mil visualizações a este site. Agradeço em especial os amigos, vizinhos, parentes, parceiros e familiares que torceram e contribuíram para este sucesso. Agradeço também aos concorrentes, que são na verdade os principais responsáveis por este sucesso.


Falta de iluminação e de infraestrutura


Recebo e-mail da leitora Ana Márcia Silva, moradora da Rua Amazonas. Segue na íntegra:

Olá, sou moradora da Rua Amazonas perto da fábrica de caixões FÉLIX. Gostaria apenas que você comentasse a respeito da falta de iluminação e também onde está o asfalto que o Darci Ribeiro prometeu no inicio do ano, estamos comendo poeira e barro nem ao menos algumas pedras para minimizar a nossa realidade.


A infra está parada


Os moradores da Rua Amazonas não são os únicos que receberam este tipo de promessa. Recentemente recebi outras reclamações a este respeito. Inclusive na coluna anterior solicitei que a Secretaria de Infraestrutura divulgue cronograma de atividades, o qual acredito que nem deva existir. Pois nem os famosos buracos da cidade estão sendo tapados, aparentemente a secretaria de infraestrutura está parada. Com a palavra a nova secretária de infraestrutura.

 


 


Comentários sobre o conteúdo desta coluna devem ser enviados para contato@portalcdr.com.br

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR