Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Adelcio Machado dos Santos

A importância do alunado para Uniarp

22/07/2011

Imprimir

Presentemente, a educação superior representa a última escala da preparação sistemática, propiciada pela comunidade, em forma de instituição específica de ensino.

Observa-se que, em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, a educação superior tem finalidades profissionais e de pesquisa. Esta se impõe, na atualidade, como exigência de independência e desenvolvimento de uma nação. O aluno universitário, antes de tudo, é um pesquisador, visto que a pesquisa consiste em esforço metódico de busca de informações para produzir conhecimentos novos, ampliar a compreensão do mundo e auxiliar na solução dos problemas concretos que as pessoas enfrentam. Em outras palavras, ao aluno universitário cumpre gerenciar o próprio desenvolvimento intelectual.

Outro ponto a ser observado na carreira do estudantado universitário consiste na relevância do processo de ensino-aprendizagem, onde se torna imprescindível a apropriação do conteúdo intelectual. Este ponto envolve, além dos conteúdos que se pretendem verdadeiros em função das evidências científicas, os componentes intuitivos e valorativos, sobretudo a sociabilidade e a matriz ética.

Em seguida, consiste em sua missão começar a participar com suas idéias sobre o perfil do profissional esperado, interessar-se por manter encontros com outros colegas para compartilhar idéias e propostas e das discussões destes, buscando acertar pontos em comum e pontos viáveis, de execução que sejam coerentes com os objetivos propostos.

Ademais de se faz mister, também, a sua participação e presença na Uniarp, buscando meios de continuar trazendo suas colaborações e pensando como planejar sua disciplina de modo que se integre às demais e com outras atividades do curso.

Outro ponto fundamental reside em que o currículo de formação de um profissional implica o desenvolvimento da área cognitiva quanto à aquisição, à elaboração e à organização de informações, ao acesso a conhecimento existente, à produção de conhecimento, à identificação de diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto, à imaginação, à criatividade, à solução de problemas, além da aprendizagem de habilidades, como o trabalho em equipe multidisciplinar, a boa comunicação, e o uso eficaz e produtivo das novas tecnologias que vão surgindo no mercado. À luz dessa linha de raciocínio, é importante, também, que o professor desenvolva uma atitude de parceria e co-responsabilidade com os alunos, que planejem o curso juntos, usando técnicas em salas de aula que facilitem a participação e considerando os alunos como adultos que podem se co-responsabilizar por seu período de formação.

Necessita-se que professores e alunos constituam um grupo de trabalho com metas comuns, que incentive a aprendizagem uns com os outros, estimule o trabalho em equipe, a busca de solução para problemas em parceria, que seja um motivador para o aluno realizar suas pesquisas e seus relatórios, criando condições permanentes de feedback entre aluno e professor.

Entretanto, cumpre não perder de vista que a Uniarp, a par da formação profissional e pessoal, aspira a se constituir em espaço de felicidade e bem-estar pessoal.

Enfim, a felicidade deve constar nas preocupações do aluno da Uniarp.

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR