Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Maria Márcia Soares

Meditação

20/02/2014

Imprimir

A meditação é a prática e o processo de focalizar a atenção na nossa percepção consciente. Quando se medita, várias coisas desejáveis começam a aparecer – lentamente a princípio, e mais profundas com o tempo:


Primeira, quando você pode focalizar sua percepção, você ganha mais força. Quando você concentra qualquer forma de energia, incluindo a energia mental, você ganha força. Essa força pode ter várias formas. Por exemplo, quando você focaliza sua mente, você se concentra melhor. Quando se concentra melhor, você funciona melhor. Pode realizar mais, seja na sala de aula, na empresa ou nos esportes. Seja o que for que faça, você o fará com maior eficácia se meditar.


Segunda, você aproveita mais completamente seus sentidos. Embora muitos vejam ou usem a meditação como uma experiência ascética para controlar os sentidos, a meditação pode também reforçar seus sentidos de modo profundamente sensual. Qualquer coisa que lhe dá prazer – comida, sexo, música, arte, massagem. Quando você presta atenção a alguma coisa, o prazer é muito maior.


Quando você conserva uma muralha em volta do coração como armadura e proteção contra a dor, está também diminuindo sua capacidade de sentir prazer. Quando sua vida é um movimento intenso e constante, você perde os prazeres requintados que existem em cada momento.


Terceira, sua mente se tranquiliza e você pode experimentar uma sensação de paz interior, de alegria e bem-estar. A paz vem do ato de ser. A ideia de que a paz, a alegria e o bem-estar vêm de fora de nós é reforçada de várias formas na nossa cultura. Os publicitários compreendem a forte necessidade que o ser humano tem de amor e intimidade e exploram esse desejo para vender seus produtos.


Grande parte do nosso sofrimento começa com o falso conceito de que a felicidade e nossa paz vêm de fora. Se ao menos eu tivesse mais dinheiro, ou mais beleza, ou mais realizações, ou mais poder, ou melhor condição social, ou mais fama, talvez eu fosse feliz, então as pessoas me amariam e respeitariam, e eu não me sentiria tão isolado e sozinho.


Quando podemos permanecer nesse lugar de paz interior, o paradoxo é que podemos sair para o mundo e geralmente conseguir muito mais, porque o estresse e a ansiedade que usualmente se interpõem no nosso caminho estão extremamente reduzidos. É uma sensação de grande força.


Alguém só tem poder sobre você quando pensa que tem alguma coisa que você acha que precisa. Quanto mais definido internamente você seja, de menos vai precisar e, assim, não desperdiçará força. 

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR