Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

LIMPEZA

BRK realiza trabalhos para melhorar a qualidade da água

Plano de limpeza dos reservatórios da cidade contribui para garantir a qualidade da água

25/09/2020 às 16:42

Imprimir

A Concessionária dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Caçador, BRK Ambiental, realiza um plano organizado para a limpeza dos reservatórios da cidade. Um trabalho preventivo que visa garantir a qualidade da água, a manutenção dos reservatórios e aprimorar a experiência dos clientes da empresa.

Em janeiro desse ano, foram planejadas limpezas em todos os reservatórios ativos da BRK Ambiental em Caçador. Desde então, já foram realizadas a higienização e reparo de nove locais, com importantes ações nos reservatórios localizados nos bairros Aeroporto, Centro, Gioppo, Figueroa, Municípios, Rancho Fundo, Santa Clara, Taquara Verde e Cidade Nova.

“Todos os reservatórios que estão em operação são sempre higienizados pelas nossas equipes. Essa ação é fundamental para mantermos a qualidade dos serviços oferecidos pela concessionária na cidade. Em vários desses locais, durante a primeira ação, logo após início do contrato de concessão, nossas equipes tiveram muito trabalho, encontrando situações que não eram as ideais” comenta Cleber Renato, Diretor da BRK em Caçador.

Atrelado a cada serviço de limpeza, também estão as ações de comunicação dos trabalhos aos clientes da concessionária. Antes da realização de cada serviço, a BRK Ambiental informa aos clientes da localidade quando a ação será realizada, o que irá ser feito e qual será o impacto desse serviço no abastecimento dos moradores.

Nos próximos dias, será a vez do conjunto de reservatórios denominados R3, localizados na ETA-Caçador, passar por ações de limpeza. Esse sistema, que possui mais de um reservatório integrado, será higienizado nos dias 27/09, 04/10 e 11/10. Cada dia de trabalho será focado em uma parte diferente do sistema, buscando minimizar o impacto no abastecimento dos clientes e a segurança dos funcionários que realizarão as tarefas. Os clientes poderão notar intermitência no abastecimento por cerca de 24 horas após às 18h desses dias, principalmente nas áreas mais altas da cidade.

Ainda este ano, o planejamento de limpezas passará pelos reservatórios dos bairros Nossa Senhora Salete e Santa Catarina, contemplando 100% dos reservatórios ativos de Caçador.

Dicas para a limpeza da caixa d’água residencial

Após algum tempo de uso, todas as caixas d’água começam a sofrer com o acúmulo de resíduos e necessitam passar por uma limpeza. O ideal é que ela seja feita de seis em seis meses. A falta de higienização adequada pode gerar desde entupimentos nos encanamentos da residência até o surgimento de bactérias e protozoários prejudiciais à saúde. Reservatórios sem tampa também correm o risco de se tornarem criadouros do mosquito da dengue.

“Devemos lembrar que toda a água escoada durante a limpeza de uma caixa d’água pode ser reaproveitada, seja na própria higiene do local ou para limpar a casa ou o carro, por exemplo”, relembra Cleber.

Mas como realizar uma limpeza adequada nas caixas d’água?

Alguns passos são importantes, tais como: a utilização de equipamentos adequados; o fechamento do registro de água; o esvaziamento da caixa d’água, deixando pouco mais de um palmo de água; e a secagem completa do reservatório antes de voltar a enchê-lo.

Passo a passo para a limpeza da caixa d’água:

- Reserve os equipamentos: luvas de borracha, escova de nylon nova, balde, panos limpos e água sanitária.

- Bloqueie o fornecimento de água: feche o registro do cavalete da entrada de água que vem da rua para abastecer sua caixa; ou, prenda a boia do reservatório para bloquear a entrada da água.

- Esvazie a caixa d’água: evite o desperdício. Use a água ainda armazenada na caixa para as atividades cotidianas. Quando restar pouco mais de um palmo de água dentro da caixa, você pode iniciar a limpeza.

- Feche a saída de água: coloque as luvas e, com apenas um palmo de água dentro da caixa, tampe a saída que vai para o encanamento para evitar que o material de limpeza desça pelos canos.

- Inicie a limpeza: aplique a água sanitária e esfregue o fundo e as paredes da caixa d’água com uma escova de nylon nova e limpa. Só água sanitária já é suficiente. Não use sabão, detergente ou qualquer outro produto na sua caixa.

- Enxugue a caixa d’água: com a ajuda de um balde e dois panos, retire toda a água que ainda sobrou na caixa.

- Volte a encher o reservatório: abra o registro do cavalete externo ou retire a boia e deixe que a caixa volte a encher de água. Importante: Mantenha tampada a saída de água da caixa para os encanamentos da casa.

- Despeje mais água sanitária e libere a saída da água para o encanamento: com a caixa novamente cheia, despeje dois litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água e aguarde duas horas. Durante este período, não utilize a água armazenada. Feche novamente o registro de cavalete e destampe a saída de água da caixa para o encanamento. Deixe que a água desinfectada desça pelo encanamento. Atenção: Essa água não deve ser consumida e só pode ser reutilizada nas descargas e na faxina da residência.

- Volte a encher o reservatório: com a caixa novamente vazia, abra o registro do cavalete e deixe que o abastecimento seja retomado.

- Reinicie o abastecimento: agora, é só tampar a caixa d’água para evitar a entrada de sujeira e a propagação do mosquito da dengue. Refaça todo o processo dentro de seis meses.

Contato com a BRK Ambiental

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas.

 

 

Espalhe essa notícia

Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR