Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:

MEIO AMBIENTE

Fundema lança campanha E-Lixo

Neste mês de julho o prédio da Prefeitura, a sede da Fundema e prédio administrativo do Parque Central serão pontos de coleta destes materiais

24/06/2014 às 17:26

Imprimir

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) da Prefeitura de Caçador, visando a coleta seletiva e reciclagem dentro do município reativa a campanha E-Lixo, que consiste no recolhimento e correto destino a materiais como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescente e eletroeletrônicos.
Neste mês de julho o prédio sede da Prefeitura de Caçador, a sede da Fundema e prédio administrativo do Parque Central serão pontos de coleta destes materiais, que em seguida serão destinados a empresas que descontaminam estes produtos, através de contato posterior feito pela Fundema.
A Lei 12305/2010 que preconiza o retorno destes materiais aos seus fabricantes (logística reversa), não está regulamentada, devido a isso a Fundema relança a campanha para diminuir a quantidade destes materiais que estão sendo destinados de maneira incorreta e até encaminhados ao aterro sanitário municipal e depósitos irregulares. A solução de acordo com o presidente Luiz Gustavo Pavelski, é promover a campanha, de modo a oferecer uma alternativa correta de descarte destes materiais para a população, e fazer contato com estas empresas especializadas em descontaminação, com objetivo de amenizar os problemas ambientais que possam existir, até que se regulamente a lei da logística reversa.
Por conta da campanha, a Fundema também apresenta ao longo dos dias, textos informativos sobre os tipos de impacto ambiental que podem vir a ser causados pelo descarte inadequado destes materiais. A primeira apresentação segue com informações sobre pilhas. Qualquer entidade ou empresa que deseja participar como ponto de coleta e assim melhorar a logística de arrecadação destes materiais no município, contribuindo para o meio ambiente, pode entrar em contato com a Fundema, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h30, pelo fone 35672880.
Confira o texto sobre pilhas: 

As pilhas representam uma fonte de energia e nos fornecem certas comodidades no dia-a-dia, como trocar o canal de sua Televisão sem levantar-se do sofá. Porém, estes pequenos objetos fornecem um grande risco, pois contém diversos materiais tóxicos a nós e também a natureza.

As mais comuns e não recarregáveis são chamadas de baterias primárias. Não é possível recarregá-las devido a sua estrutura, onde podem ocorrer vazamentos e mal funcionamento do item eletrônico. Este tipo mais comum esta subdividido em:

- Pilha Seca: inventada em 1860. Composta por zinco, dióxido de manganês, mercúrio, cádmio e chumbo;

- Pilha Alcalina: é uma evolução da pilha seca. Apresenta revestimento em aço, o que apresenta melhor vedação e evita vazamentos. Dura 5 vezes mais que sua versão antiga; e

- Pilha de Lítio e Dióxido de Manganês: mais durável que a pilha alcalina e com alto desempenho mesmo em altas temperaturas. Possui alto custo, e caso não esteja bem vedada, a chance de vazamentos é grande.

Existem também as baterias secundárias:

- Níquel e Cádmio: baixa vida útil e alto risco à saúde e ao meio ambiente;

- Níquel e Hidretos metálicos: suportam mais recargas e contém menos poluentes.

Como é feita a reciclagem das pilhas?

A reciclagem de pilhas depende basicamente de sua composição. Mas, o processo se dá pela separação dos metais de revestimento externo, que são enviados para recicladores especializados no processo. E os metais internos, podem ser recuperados por empresas especializadas. Os principais produtos que resultam deste processo são:

-Cádmio metálico com alta pureza: vendido para fabricantes de baterias; e -Óxidos metálicos: utilizado na fabricação de fogos de artifício, tintas e pisos cerâmicos.

Aonde descartar as pilhas após o uso?

Após o uso, as pilhas devem ser descartadas em local apropriado, para que não cause problemas ao meio ambiente e aos seres vivos. Para isso, você pode levar este material aos locais aonde você os comprou, sendo esta ação prevista na lei nº 12.305 ou pode doar este material para campanhas de coleta que o seu município venha a realizar.

Espalhe essa notícia

O que nossos leitores já comentaram:

25/06/2014 - 21:38 | Para Lourdes

Isto é fácil, como os pais que não educam os filhos e jogam o problema para aos professores. vamos parar de colocar desculpas nos órgãos federais e estaduais para defender o municipal....

25/06/2014 - 08:45 | Lourdes

A regulamentação não depende dos municípios, depende de assinatura de acordos setoriais promulgados pelo Ministério do Meio Ambiente e Ministério das Cidades... Criticar é fácil quero ver fazer!!

24/06/2014 - 21:01 | E o projeto do lixo reverso!!

Algumas empresas de Caçador investiram num projeto de lixo reverso, mas por politicagem não saiu do papel, vamos parar de dizer que estão pensando na população, deixem a política de lado em primeiro lugar. e pensem no povo.

24/06/2014 - 20:58 | Facil Falar!!

Já foi feito muitas reuniões,para que haja a aplicação da lei mas até hoje nada foi feito, de tempo em tempo vem se falar na Lei e colocar pontos de arrecadação destes objetos, mas na realidade o certo fim destes objetos não são feitos devidamente.


Comentários

Comentários

Comentários com ofensas pessoais, de cunho político e palavras de baixo calão não serão publicados.

Nome:

Comentário:

 

Matéria retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR