Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Márcio Cordeiro

Caçador terá 13 vereadores

10/04/2012

Imprimir

Serão 13


Na sessão desta segunda-feira aconteceu a primeira votação do projeto de emenda a Lei Orgânica que aumenta de 10 para 13 o número de vereadores em Caçador. Projeto teve votos contrários dos vereadroes Antonio Rubiano Schmitz e Itacir Fiorese. ambos do PP.


Serão 13 I


Recebo email do leitor Rodrigo Reia, morador do Bairro Figueroa, comentando sobre o aumento do número de vereadores. Em seu contato, o leitor faz sua análise sobre o assunto. Segue na íntegra:


Marcio, Boa noite!

Não vamos discutir demais méritos da questão, mas faço questão apontar exemplo prático quanto a representatividade apontada como motivo para aumento de vereadores no Legislativo Caçadorense.

Cidade - São Paulo

População - 11.316.149 habitantes

Legislativo - 55 vereadores

Proporção - 205.748 habitantes/vereadores


Cidade - Caçador (antes da alteração)

População - 70.000 habitantes

Legislativo - 10 vereadores

Proporção - 7.000 habitantes/vereadores

Cidade - Caçador (depois da alteração)

População - 70.000 habitantes

Legislativo - 13 vereadores

Proporção - 5.384 habitantes/vereadores

Será mesmo que é uma alteração necessária? Eu, sinceramente, prefiro que ao final de cada exercício o dinheiro que sobrar retorne ao executivo para ser aplicador DIRETAMENTE à população. O que já vem sendo feito e eu aprovo sem sombra de dúvidas.


Aumento de vereadores é bom


Caro Rodrigo e demais leitores que são contra o aumento do número de vereadores. Embora respeite todas as opiniões sobre esta matéria, deixo claro aqui que sempre fui a favor de que Caçador tenha mais representantes no legislativo, isso por uma série de motivos que não vou citar novamente, mas que podem ser vistos nos três últimos textos da coluna intitulada “A verdade sobre o aumento de vereadores” publicada no dia 02/08/2011 e que pode ser vista clicando aqui.


Aumento de vereadores é bom I


Agora respondendo a pergunta feita pelo leitor Rodrigo Reia ao final de seu texto, tenho a dizer que todo o dinheiro não utilizado pela Câmara é sim devolvido ao Executivo. Sem falar que ainda no ano passado foi aprovado pelos próprios vereadores a diminuição do repasse ao poder legislativo e que mesmo aumentando o número de vereadores, os valores repassados serão os mesmos. Veja a matéria falando sobre a diminuição do repasse clicando aqui.

Binotto pede operação tapa-buracos


Já o vereador Wilson Luiz Binotto solicitou à Secretaria de Infraestrutura, para que providencie uma operação tapa-buracos, através de pavimentação asfáltica ou equivalente nas ruas Adelmir Pressanto e Avenida Santa Catarina Santa Catarina, no centro da cidade.


Fically preside sessão desta terça


O vice-presidente da Câmara Municipal de Caçador, Itacir João Fiorese (Fically), presidirá a sessão desta terça-feira (10), em substituição a presidente Sirley Ceccatto, que juntamente com o vereador Rubiano Schmitz estará em Florianópolis, prestigiando a Sessão Solene que concederá o Título de Cidadão Catarinense.


Cinco indicações


Cinco foi o número de indicações apresentadas pelo vereador Itacir João Fiorese na sessão desta segunda-feira (9). A primeira delas foi solicitando a restauração da pavimentação de paralelepípedo na estrada que dá acesso à Linha Cará. Segundo Fically, o calçamento foi realizado pela prefeitura a cerca de cinco anos e até o momento não recebeu nenhuma manutenção.

“Na subida que dá acesso à Igreja Católica há uma boa quantidade de pedras soltas que dificultam o acesso de veículos e pessoas. É um pedido simples, mas que pode evitar danos nos veículos que transitam pelo local ou até mesmo um acidente”, destacou Fically.

O vereador ainda indicou a necessidade da construção de nova cobertura do ponto de ônibus e uma operação tapa-buracos, através de pavimentação asfáltica ou equivalente, bem como o patrolamento e cascalhamento, na continuação da Rua Alfredo Cachoeira, sentido Av. Fahdo Thomé, no Bairro Sorgatto.

Por fim, solicitou o patrolamento, cascalhamento e a drenagem para escoamento de águas, das Rodovias Municipais CDRs 448, 474, 476 e 481, que dão acesso às Linhas Cará e São Francisco; e o patrolamento e cascalhamento, da Rua Tomaz Wisniewski, no Bairro Figueroa.


Melhorias no Martello e Berger


Na sessão desta segunda-feira (9) os vereadores Jorge Savi e Sirley Ceccatto apresentaram duas indicações. A primeira, para que seja realizada, em caráter de urgência, a limpeza dos bueiros e de todo o sistema de escoamento de águas pluviais, que se acumulam junto à área da entrada lateral da Escola Municipal de Educação Básica Henrique Júlio Berger. Segundo eles, esta desobstrução viabilizaria o escoamento de águas que a cada precipitação pluviométrica se acumula em volume acentuado, causando transtornos aos alunos, professores e a todos quantos frequentam o ambiente.

Já a segunda foi para a colocação de placas de sinalização de trânsito, no cruzamento das ruas Guilherme Atílio Zardo e Paulo Luderinghausen, no Bairro Martello.

 

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR