Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Márcio Cordeiro

Solução urgente para Saúde, Infra e Esporte

13/07/2011

Imprimir

Saúde na UTI


Não é novidade que o setor de saúde em Caçador está em situação de calamidade pública. A verdade é que nos últimos dias estes assuntos vem sendo abordados com mais veemência na Câmara Municipal pelos vereadores de oposição, e a situação não está conseguindo ser convincente nas respostas.

O que está sendo comentado na Câmara não é mais do que um reflexo do que se ouve falar nas ruas e que se pode comprovar no Pronto Atendimento e no Hospital Maicé.


Saúde na UTI I


Na tarde de ontem, usuários do Pronto Atendimento entraram em contato com a Câmara Municipal para reclamar a demora no atendimento, bem como o não preenchimento de novas fichas uma vez que a entidade estava lotada.

Vereador Itacir Fiorese, o Fically, e a vereadora Sirley Ceccatto, presidente do Legislativo foram verificar in loco o que ocorria no local e se espantaram com a situação. De acordo com o vereador Fically, muitas pessoas que se dirigiram ao local procurar a assistência médica voltaram para suas casas sem a consulta. 40 fichas teriam sido preenchidas e nenhuma outra entraria no processo, já que o P.A não teria condições de atender a uma demanda tão grande como a de ontem.


Saúde na UTI II


Diante da situação os vereadores entraram em contato com a secretária da Saúde, Dinamar Gomes, que encaminhou mais um médico para atender a população. No final da tarde, antes do início da sessão ordinária, vereador Fically retornou ao Pronto Atendimento e apenas quatro pessoas aguardavam suas consultas. As demais já teriam sido atendidas.

Durante a sessão a vereadora Sirley agradeceu a secretária.


Perguntar não ofende!

Alguma coisa tem que estar errado. Pois do contrário, não seria necessário os vereadores se dirigirem até o P.A para os cidadãos serem atendidos. O que não dá pra entender é como após os vereadores vistoriarem a situação, outro médico foi providenciado. Porque isto não aconteceu antes?


Liberação de verbas


Vereador Rubiano Schimtz demonstrou sua indignação com declarações desencontradas fornecidas pelo poder público relacionadas ao fato de ter sido negado o transporte para os atletas do Napoli, para uma partida em São Bento do Sul, com a desculpa de que o DETER do ônibus da prefeitura estaria vencido. Averiguando os fatos, Rubiano descobriu que a liberação não aconteceu pelo fato de o ônibus estar em Seara, conduzindo os atletas na fase regional dos joguinhos. "Então o motivo não seria o DETER".

Outro fato comentado por Rubiano foi o de que em conversa com membros do poder executivo, teria sido repassado para a Associação Desportiva Napoli, na última sexta-feira, R$ 14 mil, dos R$ 38 mil a que a entidade teria direito. Em conversa com o presidente da associação, a informação não foi confirmada. Nenhum repasse teria sido feito á instituição.


Situação preocupante


Diante disso e das informações relacionadas a saúde, repassadas em plenário pelo vereador Fically, durante justificativa a uma de suas indicações, Rubiano disparou. “Não culpo o atual prefeito pela situação em que está o município, mas confesso que estou realmente preocupado com o que o Prefeito Imar Rocha vai fazer para tirar o município desta situação. O fato é que não vejo perspectiva alguma das coisas melhorarem”.


Situação preocupante I


Não quero ser pessimista, mas a situação do município é realmente preocupante. Tanto que na sessão desta terça-feira, até a vereadora Sirley Ceccatto com seu perfil sereno e conservador, fez declarações enérgicas de desabafo. “Fiquei revoltada com a forma que fui atendida pelo departamento de pesquisa e planejamento. Procurada por ‘pagadores de impostos’ para resolver um simples problema, entrei em contato com o setor, para que fizesse um estudo para ver a viabilidade da obra no local e recebi a seguinte resposta: “Eu não vou expor a minha equipe técnica para este tipo de coisa”. Fiquei magoada e realmente não sei que tipo de resposta dar a estas pessoas que mereciam um atendimento mais digno”.

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR