Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Márcio Cordeiro

As práticas ilegais da campanha eleitoral

12/09/2012

Imprimir

Jogo sujo


As campanhas políticas em Caçador sempre foram quentes e intensas. Ainda que ilegal, é comum na reta final dos pleitos, alguns candidatos se utilizarem de meios alheios aos permitidos, para conquistarem a preferência do eleitorado.

Práticas como espalhar cartas anônimas nas madrugadas, maquiar pesquisas para manipular resultados e distribuir combustível e outros brindes em troca de votos sempre aconteceram no município, o que resultou inclusive na cassação do prefeito eleito em 2008, por uma dessas práticas.


Práticas ilegais


Visando esclarecer e se defender de possíveis boatos que estariam sendo espalhados no município, o candidato a prefeito Darci Ribeiro dos Santos, da coligação “A Vez do Trabalhador” divulgou recentemente em seu programa de rádio notas de esclarecimento aos seus eleitores. Segundo o candidato, “as inverdades”, estariam sendo espalhadas por adversários políticos com o objetivo de desmoralizá-lo diante do eleitorado, já que sua campanha vem em pleno crescimento.


Fiscalização intensa


Em reuniões organizadas pelo Cartório da 6ª Zona Eleitoral com partidos políticos e com a imprensa, o Juiz André Milani, fez questão de ressaltar que o órgão está fiscalizando estas ações e que os abusos não serão tolerados. Resta, portanto que ás coligações cumpram seus deveres e tomem cuidado ao se utilizarem de determinadas práticas para conquistar votos. Mas não me espanto que num município onde já teve um prefeito cassado por compra de votos em2008, que nesta campanha novamente este tipo de problemas voltem a ocorrer.


Preocupação com os idosos


Para reafirmar o compromisso de promover políticas públicas voltadas aos idosos, os candidatos Sirley e Fically lançaram nesta semana uma carta aos aposentados destacando três das principais ações que pretendem realizar no governo municipal. Eles solicitaram que novos pedidos sejam encaminhados para serem inseridos no seu Plano de Governo.

As ações destacam a implantação do passe livre de transporte público para pessoas acima de 60 anos, já que hoje este benefício é concedido apenas para os idosos acima de 65; a construção de um centro de convivência para o idoso, visando a integração, cultura, cursos e a realização de exercícios físicos; e a atenção especial na saúde, com relação à prevenção de doenças e privilégios nos centros de atendimento.


Compromisso com a saúde


O candidato a prefeito pela coligação “A vez do Trabalhado”, Darci Ribeiro,  visitou nesta terça-feira, dia 11, as famílias da Vila Santa Terezinha, onde pode sentir de perto as necessidades do povo e ouvir atentamente a cada um. Os moradores da localidade falaram sobre a falta de médicos e ainda reclamaram da falta de saneamento básico. Darci Ribeiro que conhece as necessidades da população, disse que quando estiver como prefeito a partir de janeiro de 2013, vai se reunir com as Associações dos bairros para buscar, mais a fundo, soluções para os problemas básicos de cada comunidade.


Sobre a maior reclamação, em relação à saúde, Darci Ribeiro afirmou que irá valorizar os profissionais de saúde para que todos trabalhem bem e atendam a população com dignidade. “Os bairros necessitam de um atendimento mais estendido na Unidade Básica de Saúde”, completou.


Ajuda da comunidade


O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador realiza oficialmente nesta quinta-feira, a entrega de mais uma Unidade de Suporte Básico (ambulância). O ato acontecerá nas dependências da entidade. O veículo foi adquirido através de parceria entre o Governo do estado e a corporação por meio das doações da comunidade na conta de energia elétrica.


Problemas na coleta de lixo


Recebo via Facebook (facebook.com/JornalistaCDR) reclamação do leitor Lindomar Manera, morador da Rua Olímpio Vergett, no Bairro DER, sobre problemas na coleta de lixo. Segue:


Faz quase 21 dias que o caminhão de lixo não passa na minha rua. Já liguei uma vez na empresa que coleta o lixo e já fui na prefeitura uma vez reclamar, daí eles passam certinho e na semana seguinte volta tudo como tava. Faz mais de 2 meses que esta essa ladainha.


Problemas na coleta de lixo I


Aliás, o assunto da coleta de lixo é extremamente pertinente. Do Bairro Figueroa também há reclamações quanto a este serviço. Isso sem falar da coleta de material reciclável, onde os funcionários trabalham sem equipamento de segurança. Inclusive de ‘chinelo de dedo’, este fato eu mesmo presenciei esta semana pelas ruas do município.

Com a palavra a ‘tão correta e elogiada’ Fundação de Meio Ambiente.


 


Comentários sobre o conteúdo desta coluna devem ser encaminhados para contato@portalcdr.com.br

 

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR