Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Márcio Cordeiro

Análise das eleições 2012

09/10/2012

Imprimir

Prefeitos


A que se parabenizar a vitória expressiva de Beto Comazzetto do PMDB com 19.664 mil votos. Com mais de 6 mil a frente da segunda colocada Sirley Ceccatto, Beto teve exatos 51,77% da preferência do eleitorado.

Sirley Ceccatto do PSD, apesar de ter divulgado até a ante-véspera do pleito que estava á frente nas pesquisas, chegou a pouco mais de 13 mil votos, nada mal para uma candidata que disputou pela primeira vez na majoritária em um partido recém criado no município.


Prefeitos I


Darci Ribeiro do PDT, mesmo tendo ficado em terceiro colocado na disputa, proporcionalmente se saiu melhor que a segunda colocada. A candidata Sirley com sete partidos somou 13.222 votos, 1.888 por sigla. Considerando que com apenas dois partidos Darci chegou a 5.100 votos, se ele tivesse concorrido com o mesmo número de siglas de Sirley, Darci poderia ter chegado aos 17.850 votos.


Crescimento


O partido que mais cresceu nestas eleições foi o PT. Apesar do desgaste que sofreu com dezenas de desfiliações durante o período eleitoral, inclusive do ex-vereador Marcos Creminácio, a sigla conseguiu emplacar três vereadores, dentre eles o mais votado, o radialista Flávio Henrique dos Santos, o qual aproveito para parabenizar.


PMDB perde força


O PMDB mesmo tendo elegido o prefeito com mais de 6 mil votos de diferença, perdeu a oportunidade de emplacar quatro vereadores na Câmara e ter maioria absoluta durante a legislatura. Vereadores já consagrados como Adilsão e Lilo diminuíram suas votações, justamente pela falta de incentivo.


A diminuição dos votos de Adilsão

 Após ter sido o vereador mais votado do PMDB nas eleições de 2008, com 1567 votos, Adilsão somou apenas 274 neste pleito. Uma queda fácil de se explicar. Primeiro que em 2008, apenas 75 candidatos disputavam as 10 vagas, neste, 112 disputavam 13 vagas. Este aumento do número de candidatos fez inclusive com que o vereador mais votado deste pleito no geral fizesse cerca de 500 votos a menos que o mais votado nas eleições de 2008.

Outro fator que contribuiu para a diminuição dos votos de Adilsão foi o fato de que nas eleições de 2008, apenas 4 candidatos eram oriundos do Bairro Martello, agora 17 eram daquela comunidade.


A diminuição dos votos de Adilsão I


O principal e mais importante motivo da queda de Adilsão foi a questão partidária. Com muitos companheiros de partido querendo lhe ‘ver pelas costas’, o vereador sofreu com a desatenção do PMDB para a sua candidatura.

Resultado: PMDB com o mesmo número de vereadores de partidos como PT e DEM que tem menos de um terço de seu número de filiados, Adilsão fora do cenário político e o maior bairro de Caçador sem representante.


Agradecimento


Além de alguns personagens da política que obtiveram sucesso nestas eleições, o PortalCDR registrou expressivo crescimento do número de leitores durante este período. A imparcialidade perante os fatos e a demonstração de respeito pelos candidatos, leitores e principalmente pela legislação eleitoral, fez com que nossos acessos aumentassem significativamente. Somente no dia da apuração dos votos obtivemos mais de 13.400 acessos.


Não devo obrigação á partido político


Embora seja um profissional da comunicação e exerça essa função a mais de 10 anos, seja em rádio, jornal e agora na internet, tendo que vender meus serviços, pois é assim que sobrevivo, não procuro associar minha opção política á filosofia deste veículo do qual sou proprietário.

Prova disso foi que o PortalCDR não se intimidou com a pressão imposta por membros do PMDB, quando da publicação da matéria da possível cassação de Beto Comazzetto e Luciane Pereira por suposta compra de votos.

Durante as eleições, o PortalCDR foi representado duas vezes perante o juízo eleitoral, por ter mostrado a verdade aos leitores. Nos dois momentos a justiça nos foi favorável e entendeu que nosso objetivo é apenas informar a população sobre os fatos, independente de quem sejam os envolvidos.

Se Beto Comazzetto vai ser ou não cassado, não me cabe dizer e sim a justiça. Independente de quem for o prefeito, o PortalCDR continuará cumprindo seu dever de informar a população sem esconder a verdade sobre os fatos. Elogiando quando for preciso e criticando se necessário.


Comentários sobre o conteúdo desta coluna devem ser encaminhados para contato@portalcdr.com.br

 

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR