Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Márcio Cordeiro

Comunidade perde em representatividade

03/08/2011

Imprimir

Emenda rejeitada


Lamentável o resultado da sessão desta terça-feira, da Câmara de Vereadores de Caçador. Com seis votos favoráveis e quatro contra, foi rejeitado projeto de emenda a Lei Orgânica do Município que aumentava de 10 para 15 o número de vereadores no legislativo caçadorense. Uma pena, pois a comunidade deixa de ter mais cinco pessoas lutando pelo bem coletivo em nosso município.


Outras emendas


Ainda na tentativa de reverter a situação, ou amenizá-la, o Vereador Vilso Soares tentou cravar emenda elevando para 13 o número de vereadores, porem a mesma não foi aceita.

Já o vereador Rubiano Schmitz, articulador que é, reuniu Jorge Savi, Itacir Fiorese e Sirley Ceccatto emplacando emenda modificativa, alterando para 11 ao invés de 15 cadeiras. Esta foi votada, mas também não foi aprovada, recebeu somente cinco votos.


Retrocesso político


Se queremos ter um município forte exercendo papel de destaque entre os demais da região meio oeste, precisamos de representatividade. Se lutamos por democracia e igualdade de direitos, nesta sessão demos um passo para trás no caminho pra estes objetivos, deixando que pessoas que não enxergam um palmo a frente do seu próprio nariz, tenham nos convencido de que nem todos precisam ser ouvidos.


Salário X representatividade


Não vou comentar aqui o que cada vereador falou durante a sessão, mas uma frase me chamou a atenção. “O salário se discute, mas a representatividade não”. Esta frase do vereador Neri Vezaro, expressou verdadeiramente a injustiça cometida com aquelas pessoas que sonham em estar na Câmara de Vereadores representando suas comunidades. “Porém estas entidades que só vêem na Câmara para buscar recursos, se aproveitando deste poder, não precisam de mais representantes”.


Ainda pode ser 15


O que conforta é que ainda há uma pequena chance de Caçador ter seus 15 vereadores. Pois mesmos tendo sido aprovada a permanência de apenas 10 vereadores. Pode acontecer de no ano que vem, o poder judiciário estabelecer o número de vereadores, que pode ser de até 11, 13 ou até 15. A votação do projeto era na verdade uma exigência legal, para que o número de vereadores fosse fixado conforme o número da população. Como a mesma foi rejeitada, o município de Caçador não possui um número de vereadores fixado em lei, conforme exigência da Justiça Eleitoral. Ficando a cargo da do judiciário a decisão.

 

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR