Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Adelcio Machado dos Santos

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: Direito do aluno I

29/07/2013

Imprimir

Com finalidade de se conhecer, analisar e controlar o que se processa no âmbito da escola e direcionar as inovações necessárias à boa atuação de suas funções, sem que se corra o risco de se tomar posições e medidas unilaterais e específicas a alguns setores, em desconsideração ou até em detrimento de outros setores e do conjunto, faz-se mister analisar a escola através de um ponto de vista sistêmico.


Por sua própria função, a escola constitui-se em uma organização sistêmica aberta, ou seja, em um conjunto de elementos, que interagem e se influenciam reciprocamente, conjunto esse relacionado, na forma de troca de influências, ao meio em que se implanta.

Por conseguinte, o conhecimento da escola e da comunidade onde a mesma está inserida é importante tanto para o planejamento escolar como para a elaboração do plano de orientação educacional.

Ademais disso, através do planejamento, busca-se a compatibilização entre os objetivos educacionais, as expectativas da clientela e os recursos existentes, o que pressupõe o conhecimento prévio da escola e da comunidade.

Por sua vez, tal conhecimento favorece uma definição mais realista das metas propostas e, conseqüentemente, maior segurança no alcance dos resultados esperados.

A função da orientação escolar se esclarece na medida em que ela analisa as dimensões sociais do sistema escolar e os processos de educação, de ensino,de aprendizagem e de convívio verificadas.

Destarte, faz-se mister a orientação educacional e suas possibilidades na realidade escolar.

Vista como um sistema social, a escola se refere a uma organização de posições e de papéis determinados em termos de administrador, de professor e de aluno. Tais posições trazem consigo um conjunto de direitos e de expectativas e determinam comportamentos específicos daqueles indivíduos que exercem seus papéis (BICUDO, 1978).

Por conseguinte, a realidade do sistema escolar é complexa. Aí se encontram aspectos exatamente institucionais que se antepõe a relacionamentos humanos autênticos.

É preciso que estes aspectos sejam avaliados para que se tenha uma visão da dinâmica existente dentro da mesma.

 

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR