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Adelcio Machado dos Santos

PERFIL DO PROFESSOR – O pensamento de António Nóvoa I I

24/09/2013

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Para auxiliar os futuros professores a cumprir essas metas faz-se mister organizar os sistemas de formação inicial de forma que possam cobrir quatro objetivos fundamentais, com base nos quais o profissional pode alcançar êxito ou malogro:


• elaborar a própria identidade profissional: isso significa mudar de mentalidade, descobrindo em que consiste ser um professor. Não basta ao professor ter o simples domínio da matéria, ele precisa estar motivado para cumprir sua função;


• conquistar a liberdade de estar à vontade em uma aula por meio do exercício do papel de interlocutor: um professor é um comunicador, um intermediário entre a ciência e os alunos, necessitando dominar as técnicas básicas da comunicação grupal;


• superar o problema da disciplina: esse é um dos fatores que mais assusta professores novatos e está ligado aos sentimentos de segurança e à própria identidade como professores. Quem não tiver clareza do papel que desempenha em sala de aula e não tiver definido claramente suas estratégias de interação e comunicação não conseguirá superar esse problema;


• ensinar o futuro professor a adaptar os conteúdos de ensino ao nível de conhecimento dos alunos: o professor deve compreender que está a serviços dos alunos e, portanto, precisa se desprender dos estilos acadêmicos do pesquisador especialista e ajustar seu enfoque dos conhecimentos, para torná-los acessíveis a um grupo de alunos.


Inerente à qualidade do profissional da educação, a capacidade de indagar/refletir. 

Essa habilidade deve ser aprendida e exercitada ao longo de sua formação, sendo que essa é a condição que lhe permitirá manter princípios, idéias, ideais, atitudes e conhecimentos recebidos ao longo da formação, apesar das interdições e mensagens contrárias decorrentes da prática docente e da realidade escolar ao longo do exercício de sua profissão.

Destarte, o autor acredita que, ademais do docente/pesquisador dever-se-ia pontuar a formação do educador que possa atuar com segurança, precisão e desejo, no espaço específico do seu saber-fazer, mas que seja capaz de interferir e atuar com as mesmas características no fazer-saber de sua profissão, de sua arte com a competência e o entusiasmo dos que acreditam que é possível alcançar a verdadeira qualidade de ensino.

 

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