Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Maria Márcia Soares

Os Chakras

10/07/2014

Imprimir

A ciência moderna corpo-mente explica que a emoção corresponde a um conjunto de mudanças no estado corporal, associado a imagens mentais específicas (pensamentos), que ativam sistemas específicos no cérebro. O processo se inicia com uma avaliação cognitiva do acontecimento, que invoca imagens cerebrais verbais e não verbais. Em um plano não consciente, redes no córtex pré-frontal reagem automática e involuntariamente aos sinais resultantes do processamento de tais imagens. (DAMASIO, 1996 apud PEREIRA JR, CRUZ e ANDRADE, 2012). Outra descoberta da ciência moderna é a Psiconeuroimunologia, nestes estudos os cientistas fazem a integração da tecnologia científica com a filosofia holística, tendo como foco entender as interações complexas e multifacetadas entre os sistemas imune, neuroendócrino e aspectos psicológicos e comportamentais (ROBINS, et.al.2006, apud PEREIRA JR, CRUZ E ANDRADE, 2012). A ênfase da PNI está em desenvolver um entendimento acerca de como o sistema imune é influenciado pelas interações sociais-comportamentais e fisiológicas (neuroendócrinas). O paradigma da PNI é abrangente, uma vez que inclui o fenômeno individual, social, coletivo e ambiental, além de acomodar uma variedade de métodos de pesquisa, das medidas qualitativas de variáveis biológicas às abordagens quantitativas focadas na experiência subjetiva ( McCAIN et.al, 2005 apud PEREIRA JR, CRUZ E ANDRADE, 2012).


Os antigos tântricos estavam um passo à frente. Sabiam que o segredo para a compreensão dessa teia integral de energias vitais repousa nos subcentros, nos chakras, que traduzem “inputs” vibracionais mais elevados, expressos como as várias emoções, em diferentes sinais hormonais que afetam o corpo físico como um todo. Diante disso o elo corpo/mente se dá com o seguinte esquema: vórtice psíquico ou vrtti, que provoca agitação no campo mental através das correntes sutis de energia (nádiis), que chegam às glândulas endócrinas e delas se dividem para o cérebro, sistema nervoso e para o sistema imunológico – levados pelos polipeptídeos – provocando uma resposta física e uma expressão emocional. (ANDREWS, 2010).

A seguir podemos observar um quadro com as conexões dos chakras e as associações neurofisiológicas. De acordo com a definição de Richard Gerber, no livro Medicina Vibracional.



Para Richard Gerber, os chakras são centros de energia especializados que nos ligam ao universo multidimensional. Eles podem ser compreendidos em vários níveis. Os chakras são portais dimensionais, existentes no interior dos corpos sutis, que captam e processam energia de natureza vibracional superior de modo que ela possa ser corretamente assimilada e utilizada para transformar o corpo físico.


As alterações no nível físico são apenas o resultado observável de eventos fisiológicos que ocorrem simultaneamente em diversos níveis energéticos. É importante compreender que os chakras fornecem uma espécie de energia nutritiva sutil para partes específicas do corpo físico.

 

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR