Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Adelcio Machado dos Santos

Das Ciências da Cognição ás Ciências Cognitivas V

23/09/2015

Imprimir

Semelhantemente à riqueza doutrina da Ciência Cognitiva, a crescente perquirição da obra de Vygotsky oferece muitos elementos úteis (FRAWLEY, 2000).A sua obra fundamenta-se em mutações e em crescimento, princípio orientador que ele expõe abertamente em pensamento e linguagem. Embora Vygotsky frise a mutabilidade e o desenvolvimento, ele não cai nunca no relativismo radical ou no niilismo autoderrotador.


Isto acontece porque ele aceita a fundamentação histórica e cultural do desenvolvimento e a visão clássica de que o desenvolvimento é teleológico – o progresso em direção a um estado final melhor. Isto liga duplamente o desenvolvimento ao mundo.


De acordo com Frawley (2000), a melhor técnica para a Ciência Cognitiva estudar a consciência é vasculhar os bastidores da vida, tentando interromper o desempenho de modo revelador.


Todavia, o outro lado da liberdade de interromper é a responsabilidade de ajudar a recuperação, e a obra de Vygotsky milita em prol de ambos em qualquer experimento ou observação. Ademais disso, em consonância com o magistério de Vygotsky, a maior mudança na capacidade das crianças em empregar a linguagem como um instrumento para a solução de problemas acontece quando a fala socializada volta-se para dentro.


Dessarte, a mutação crucial ocorre da seguinte forma: em um estágio inicial, a fala acompanha as ações da criança e reflete as vicissitudes da solução de problemas de forma disruptiva e caótica.


Em um estágio posterior, a fala descola-se cada vez mais em direção ao ponto de partida do processo e, portanto, passa a preceder a ação. A abordagem analisada se revela muito específica sobre como examinar as perspectivas de crescimento individual em qualquer exemplo de atividade intersubjetiva.


Isso deve ser feito através do exame da zona de desenvolvimento proximal (chamada ZDP), a qual é a distância entre o nível de desenvolvimento potencial determinado através da resolução de problemas e o nível de desenvolvimento potencial determinado através da resolução de problemas com a colaboração de um adulto ou com a colaboração de pares mais capazes. 

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR