Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Adelcio Machado dos Santos

a Educação no Contexto do Mercosul VI

21/06/2016

Imprimir

O Mercosul, portanto, se propõe a ampliar as dimensões dos mercados nacionais dos países envolvidos, servindo como ponto fundamental na aceleração do desenvolvimento econômico.


Todavia, como consta em Arienas (1997), para que os objetivos propostos nos acordos firmados no Mercosul possam ser alcançados, há ainda um longo caminho a trilhar, pois será necessário superar uma série de dificuldades que se situam nos mais variados campos da vida social e econômica.


Entre elas, destaca-se a atualização dos setores mais deficitários da economia, os problemas relacionados ao meio ambiente e as grandes fronteiras culturais que são verdadeiros entraves no caminho de uma integração.


Outro obstáculo importante na consolidação do Mercosul reside nas barreiras protecionistas no comércio exterior dos países desenvolvidos e nova redistribuição dos mercados pelas corporações transnacionais, provocando a deterioração das indústrias dos países mais atrasados (MOROSINI, 1994).


No âmbito dos países envolvidos, encontram-se entraves dos mais variados: não há uma doutrina em torno do desenvolvimento e da mudança para a solução do atraso em relação às nações mais desenvolvidas; há insuficiência de informações que permitam o acompanhamento das precípuas propensões dos diferentes setores econômicos que regem a economia mundial.


REFERÊNCIAS


ARIENAS, Nelly. Globalizacion e identidad latinoamericana, Nueva Sociedad, n. 147, ene./feb. , p. 44-55, 1997. Disponível em: <http://www.nuso.org/upload/articulos/2562_1.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2012.


CABRAL, Salvador. A revolução cultural do Mercosul. Florianópolis: Insular, 1995.


CERVO, Amado Luiz; RAPOPORT, Mario (Org.). História do Cone Sul. Rio de Janeiro: Revan, 1998.


DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. 1948. Disponível em: <http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm>. Acesso em: 10 maio. 2012.


LUCE, Maria Beatriz Moreira. Em busca de uma ampliação na agenda de pesquisa sobre as organizações universitárias. Revista Brasileira de Administração da Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p.57-58, jul./dez. 1984.


MOROSINI, Marília Costa (Org.). Universidade no Mercosul. São Paulo: Cortez/CNPq, 1994.


OLIVEIRA, Flávia A. Martins de (Org.). Globalização, regionalização e nacionalismo. São Paulo: UNESP, 1999.


PRADO, Iara Glória Areais. Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Disponível em: <http://www.inep.gov.br>. Acesso em: 30 mar. 2011.


PRAXEDES, Walter; PILETTI, Nelson. O Mercosul e a sociedade global. São Paulo: Ática, 1997. 

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR