Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Adelcio Machado dos Santos

ECONOMIA DO TURISMO NA PAUTA MUNDIAL

20/10/2020

Imprimir

A Economia do Turismo desempenha papel relevante na civilização atual. Entrementes, pode ser considerada força motora, o fim e o meio, é quem dita a conduta a ser utilizada. A exploração dos recursos naturais, a escala de valores do homem e a política do Estado caíram sob sua autoridade e a ela estão atrelados.



Do nascimento à morte, todas as atividades estão arriscadas a serem comercializadas. Os deslocamentos humanos constituem uma característica da humanidade. De acordo com Dias (2005), há pesquisas que relatam que o Homo sapiens, deslocou-se do leste da África há milhares de anos para ocupar todas as partes do planeta, desde os lugares mais frios aos mais quentes, e avançou na terra, no mar e no ar, e prepara-se para ocupar o espaço sideral.



Quando ocupou diversas partes do planeta, o homem continuou com seus deslocamentos pelos mais diversos motivos.



Primeiramente, deslocava-se motivado pelos movimentos dos animais e pela germinação de sementes que lhe serviam de alimentos em diversas épocas do ano. Esse autor destaca-se que existia uma época em que os seres humanos domesticaram os animais e aprenderam o cultivo de diversas plantas que lhe forneciam alimento sem a necessidade de deslocamento.



Na Idade Média o número de deslocamentos cresceu substancialmente em decorrência de motivos religiosos. Existia peregrinações em diferentes partes do mundo, e existia ainda, outros que se deslocavam motivados pela necessidade de comércio no Ocidente.



Novas terras, novos povos, novos negócios, surgiram com as grandes navegações, principalmente para o Ocidente, esse incremento se deu também motivado pelo interesse de complementar a educação das elites. Sendo assim, entre os séculos XVI e XVII, a nobreza européia enviava seus filhos para realizarem tours, inicialmente por cidades européias que detinham grande patrimônio histórico-cultural.



As viagens para terras mais distantes diferenciavam-se das que ocorriam nas imediações das metrópoles européias e assim passaram a ser denominadas grand tour para ser diferentes daquelas.



O grand tour constituía-se em jornadas que duravam um, dois e três anos ou mais. Como tinham o objetivo educativo, os jovens eram acompanhados por instrutores, em geral sábios que detinham algum conhecimento dos locais visitados.



A crise econômica, a crise do crescimento, do trabalho, do meio ambiente, do Estado e a crise de valores que atingem um grande número de pessoas são mais do que simples acessos de fraquezas passageiras,



demando o fluxo de recursos gerados pelo turismo para superação da mesma.



Esse autor destaca que foi o progresso tecnológico que lançou a sociedade moderna nessa trajetória, colocando em marcha a industrialização da economia. Houve um crescimento da produção em massa e à troca de bens em âmbito mundial, tal como nas vilegiaturas, impulsionou cada vez mais.



Por conseguinte, não se pode entender a estrutura econômica atual sem a projeção da luz emanada dos estudos de Economia do Turismo.

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR