Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Adelcio Machado dos Santos

TURISMO SUSTENTÁVEL E MEIO AMBIENTE – I

27/03/2021

Imprimir

As idéias de Reinaldo Dias



Os deslocamentos humanos constituem uma característica da humanidade. Destarte, o humano deslocou-se para ocupar todas as partes do planeta, desde os lugares mais frios aos mais quentes, avançando na terra, no mar e no ar. Tal deslocamento sempre existiu por diversos motivos, Dias (2005) destaca que muito antes do primeiro ano da era cristã, as pessoas viajavam por motivos religiosos, esportivos ou por necessidade de conhecimento.



De acordo com Masina (2002) o turismo tem sua origem na Grécia antiga, onde Heródoto, conhecido como pai da história, foi talvez um dos primeiros viajantes da Terra.



Com Heródoto muitos gregos deslocavam-se motivados pela religiosidade, visitando santuários ou participando de competições esportivas. No império romano foram as famosas “vias” que permitiram o surgimento da procura pelas Termas. Essa busca irá exercer a mesma função motivadora religiosa nos antigos gregos, entretanto voltada para o lazer ou a terapia. Castelli (1990), diz ainda que no século XIX as famílias britânicas abastadas propagaram o costume do grand tour, viagem pelas capitais européias, e especialmente pela Itália, para conhecer as belezas e atrações do continente. Estabeleciam-se, assim, as bases de um fenômeno, o turismo, que no século seguinte se converteria numa atividade econômica e social. Por turismo é considerada toda a ação de viajar por prazer, esporte, lazer e desejo de se instruir.



A palavra origina-se do francês tourisme, derivado de tour, em que está implícita a idéia de retorno. O grande volume dos intercâmbios culturais, e, sobretudo, comerciais, proporcionado pelo turismo tiveram início na segunda metade do século XX, quando se criou uma indústria de grandes dimensões. Desde então, o turismo é uma das principais fontes de divisas de muitos países, que, apoiados numa sólida infra-estrutura - desde linhas de comunicação e meios de transporte até a organização preparada para receber o viajante -, oferecem a seus visitantes, belezas naturais, praias, tesouros artísticos e vários outros atrativos.



Praias, tesouros artísticos e espetáculos, assim como áreas de riqueza ecológica, também passaram a figurar entre os objetivos buscados pelos turistas. Seria apropriado afirmar que a explosão do turismo foi possibilitada, entre outros motivos, pela elevação dos níveis de renda de uma parcela da população, pela redução da jornada de trabalho e pela redução do custo relativo das viagens aéreas, entre outras facilidades que foram surgindo com o passar dos anos. Os melhoramentos dos meios de transporte, o surgimento do automóvel e do avião, assim como o aperfeiçoamento das técnicas ferroviárias e de navegação



marítima contribuíram para o desenvolvimento da atividade. Também foram importantes, conforme Castelli (1990), a redução de riscos pessoais durante o trajeto e a estada, o aumento das facilidades para a comunicação dos passageiros e a troca de bens e informações entre os países.



 



 

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR