Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - contato@portalcdr.com.br

Encontre no site:
Adelcio Machado dos Santos

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – Princípios aplicáveis em uma escola – I

02/04/2012

Imprimir

A tecnologia da informação abre espaço para uma nova “era”, a era do conhecimento e da informação, rompendo com o paradigma anterior das mudanças graduais e previsíveis. As organizações necessitam deixar de lado a visão gradualista com relação às mudanças que perpassam a realidade mundial e os mercados, entendendo que a nova conjuntura é de transformações rápidas e inconstantes. As decisões precisam ser tomadas com muita agilidade, em tempos de competição acirrada, visto que postergar decisões pode acarretar enormes prejuízos em função da perda de oportunidade.

Assim, o destino de uma organização pode ser afetado profundamente por suas decisões tecnológicas.

Os elevados custos incorridos no desenvolvimento e adoção de novas tecnologias e sua rápida obsolescência aumentam sobremaneira os riscos envolvidos. A aplicação da TI representa uma profunda mudança na organização da sociedade e da economia, consistindo em um fenômeno global, com elevado potencial transformador das atividades sociais e econômicas, uma vez que a estrutura e a dinâmica dessas atividades serão, em alguma medida, afetadas pela infra-estrutura de informações disponível.

Sabendo-se de que as inovações tecnológicas se processam com celeridade, é necessário adequar as organizações às novas tecnologias prevendo os impactos da mesma no contexto organizacional.

Destarte, o problema de pesquisa consiste em como desenvolver um modelo de Sistema de Informação que possa ser implementado em uma escola. Em outras palavras, o problema reside na elaboração de um modelo tecnológico viável, com baixo nível de obsolescência, que esteja pautado em uma decisão tecnológica coerente e que não acarrete prejuízos ao andamento das atividades educacionais, mas pelo contrário beneficie toda a estrutura da escola, facilitando a gerência das funções escolares.

Para tanto, partir-se-á de propostas relacionadas a sistemas de informação que foram desenvolvidas para as organizações, adequando um modelo a realidade escolar.

Em um mundo competitivo e globalizado, onde a informação se torna importante instrumento, é essencial adequar a estrutura das organizações, independentemente de elas terem ou não uma finalidade lucrativa. A informação constitui um capital precioso, um fator estruturante e um instrumento de gestão.

Com base no novo paradigma da informação, a adoção de sistemas de informação é condição necessária para a garantia da competitividade e da sobrevivência da organização. Assim, por meio da implementação de sistemas de informação na estrutura da escola é possível facilitar a circulação das informações e a realização do trabalho dos profissionais que trabalham na área da educação, garantindo a sustentabilidade do negócio.

Destarte, justifica-se o presente estudo, porquanto um modelo de sistema de informação poderá propiciar uma maior integração das diferentes funções desenvolvidas no contexto educacional, fornecendo uma rede de comunicação ampla e integrada, dados íntegros e seguros, integração de softwares, entre outras facilidades. Com isso, o gerenciamento dos processos dentro da escola se tornará muito mais eficiente e eficaz.

 

Veja as postagens anteriores

Divulgue esta coluna

Coluna retirada do Portal CDR - WWW.PORTALCDR.COM.BR

WWW.PORTALCDR.COM.BR | CONTATO@PORTALCDR.COM.BR